Segunda, 29 Abril 2024

Propostas de regulamentação e subsídio da Polícia Penal chegam à Assembleia

dary_leonardo_sa Leonardo Sá

O governador Renato Casagrande (PSB) encaminhou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 59/2023, que "cria o cargo de Polícia Penal, o Plano de Carreira dos Policiais Penais e dá outras providências", que trata da tabela de subsídio da categoria, e o PLC 58/2023, "que cria, no âmbito do poder executivo como órgão de segurança pública, a Polícia Penal do Espírito Santo". Este último trata da regulamentação. 

O envio era uma das reivindicações da categoria, que esperava por isso desde novembro de 2021, quando a criação da Polícia Penal foi aprovada na Casa de Leis, por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2019, de autoria do ex-deputado e atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), conferindo aos agentes penitenciários direitos inerentes à carreira policial.

No entanto, embora a categoria, durante todo esse tempo, tivesse reivindicado sua participação no processo de elaboração do documento, isso não foi possibilitado pelo governo. Durante o período de espera, os policiais penais, inclusive, reivindicaram que ao chegar na Assembleia o projeto não fosse votado em regime de urgência, pois queriam, no debate nas comissões, pleitear os ajustes que considerassem necessários.

Contudo, em um vídeo que circula nas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Espírito Santo (Sinpp/ES), Denys Mascarenhas, informa que o deputado estadual Dary Pagung (PSB) pediu a tramitação em regime de urgência, diz que a votação deve ser "mais tardar na terça-feira [3]", e convocou a categoria a acompanhar na Assembleia para debater as possíveis alterações necessárias.

De acordo com Denys, a diretoria do sindicato avalia o projeto enviado para ver se atende às expectativas da categoria. "Vamos ler, analisar parte por parte. Caso tenha algo a ser questionado, mostraremos para a Assembleia Legislativa, para discutirmos as alterações quando for à votação", diz.

O PLC 59/2023  estabelece questões como os pré-requisitos para ingresso na corporação, estágio probatório, local e jornada de trabalho, avaliação de desempenho, serviço extraordinário, subsídio, progressão, promoção e gestão de pessoas.

Conforme consta no projeto, a Carreira Policial Penal será estruturada em quatro classes e 15 referências, com o percentual de promoção de 15% entre as classes com intervalo de remuneração de 2% entre as referências. O governo propõe cinco tabelas, sendo a primeira com efeitos retroativos a 1º de julho de 2023, e as posteriores com vigência em 1º de dezembro de 2023, 1º de dezembro de 2024, 1º de dezembro de 2025 e 1º de dezembro de 2026. No PLC 58/2023, constam diretrizes sobre princípios da corporação, competências, estrutura e Academia da Polícia Penal. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários: 1

Policial penal em Sexta, 01 Dezembro 2023 19:31

DENYS NÃO É REPRESENTANTE DE CATEGORIA NENHUMA. SINPP/ES NÃO TEM CARTA SINDICAL E NÃO REPRESENTA A CATEGORIA.

DENYS NÃO É REPRESENTANTE DE CATEGORIA NENHUMA. SINPP/ES NÃO TEM CARTA SINDICAL E NÃO REPRESENTA A CATEGORIA.
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/