Foi divulgada nesta quarta-feira (1) uma nova lista com os nomes de 35 candidatos do cadastro de reserva que farão o curso de formação do concurso da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Essa nova turma do curso de formação contará com oito vagas para provimento e formação de cadastro de reserva para o cargo de agente penitenciário e outras 27 para o cargo de agente de escolta e vigilância penitenciária.
Os convocados devem se apresentar na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen), no Complexo Penitenciário de Viana, nesta quinta-feira (2), chegando ao local com antecedência mínima de uma hora.
Os horários de apresentação, bem como a lista de habilitados para a última etapa do processo seletivo, estão disponíveis no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), organizadora do concurso, no site www.vunesp.com.br.
Só poderão participar do curso de formação aqueles que se apresentarem nesta quinta-feira, quando serão divulgadas todas as informações. Os convocados devem apresentar o documento original utilizado nas fases anteriores do processo seletivo, além de cópia simples do CPF, RG, comprovante de residência e PIS/PASEP.
O curso é a última etapa do concurso realizado pela Sejus, que oferece 250 vagas para o cargo de agente penitenciário e 250 para o cargo de agente de escolta e vigilância penitenciária.
Todos os candidatos convocados para o curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.
Os agentes penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os agentes de escolta e vigilância penitenciária desenvolvem ações de vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.