Domingo, 19 Mai 2024

Taxa de homicídio em 2012 cai apenas um ponto em relação ao ano passado

O secretário de Estado de Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, fez um balanço da pasta no ano de 2012 e projeção de ações para 2013 nesta segunda-feira (2) em entrevista à Rádio CBN Vitória. Como já havia sido antecipado por Século Diário, o Estado fechou o ano com 1.660 homicídios, ou taxa 47 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, essa taxa foi de 48 homicídios por 100 mil. 

 
Durante a entrevista, o secretário afirmou que até meados de maio, com uma guerra entre gangues rivais em Cariacica, a tendência era de crescimento na taxa de homicídios. Ele disse que comparando com este período o resultado do ano foi razoável. 
 
No entanto, considerando que entre 2011 e 2012 a diferença foi de apenas 48 mortes, não é possível falar em redução consolidada, principalmente diante das quedas de 10% e 7% em 2010 e 2011 respectivamente. Em 2012, a queda foi de 2,8%. 
 
No interior – principalmente no norte do Estado – os homicídios permanecem altos. O secretário pontuou o crescimento nos municípios de São Mateus, Jaguaré e Conceição da Barra, todos na região norte, mas não soube explicar a origem do aumento em São Mateus. 
 
Ao anunciar os concursos para contratação de 1,1 mi policiais militares e cerca de 2 mil civis em todas as categorias, o secretário ressaltou que o Estado passou mais de uma década sem a realização de concursos e o último para a Polícia Civil não supriu as necessidades do Estado. 
 
Mais do que realizar os concursos é necessária a distribuição da força policial nos municípios de acordo com a necessidade de cada um. O secretário disse que em 1990 eram 7 mil policiais militares no Estado e atualmente, mais de duas décadas depois, o Estado tem cerca de 8 mil. 
 
Tomando este número de policiais, a proporção é de um PM para cada 439 habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a proporção ideal de um para 250 habitantes. 
 
Levando em consideração que nem todo o efetivo de 8 mil policiais está em atividade e que nem todos fazem policiamento ostensivo – há aqueles que atuam no setor administrativo e outros cedidos a outros órgãos, por exemplo – a proporção de policiais por habitantes pode ser ainda mais díspar.  

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/