terça-feira, março 25, 2025
24.4 C
Vitória
terça-feira, março 25, 2025
terça-feira, março 25, 2025

Leia Também:

Após 16 dias de greve, trabalhadores da Jurong retomam atividades

Os trabalhadores da construção civil que atuam nas obras do Estaleiro Jurong, em Aracruz, no norte do Estado, voltaram ao trabalho depois de 16 dias de paralisação. Após conciliação entre as empresas e o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Estado (Sintraconst-ES), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), a Justiça determinou a volta ao trabalho até o julgamento do dissídio, mesmo sem que nenhum acordo firmado entre as partes.
 
Nenhum trabalhador, no entanto, pode ser demitido até o julgamento do dissídio. Os trabalhadores pleiteiam melhoria no valor do salário da função de operador de guindaste; aumento na cesta básica para o valor de R$ 750; horas-extras no valor de 70% durante a semana e 150% aos sábados, domingos e feriados; e realização da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das empresas recém-chegadas. 
 
As reivindicações dos trabalhadores também passam pelas condições de trabalho no canteiro de obras. Eles pleiteiam um espaço para fazerem as refeições, centro de vivência para ficarem no horário do almoço, número maior de banheiros e cartão alimentação. 
 
O Sintraconst também pede a contratação de mão de obra do município de Aracruz, o que não vem acontecendo na obra da Jurong.  

Mais Lidas