quinta-feira, janeiro 23, 2025
25.5 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 23, 2025
quinta-feira, janeiro 23, 2025

Leia Também:

Chapa 1 derrota oposição e se mantém no comando do Sindibancários-ES

A Chapa 2 – “Chapa das Bancárias e Bancários – O Sindicato de Volta para a Categoria” não conseguiu superar a Chapa 1 – “Chapa dos Bancários – Sindicato é pra Lutar”, que está no comando do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários-ES) há 15 anos, nas eleições que se encerraram na noite dessa quinta-feira (26). A Chapa 1, da situação obteve 2.379 votos contra 1.378 da Chapa 2.
 
Ao todo, foram 3.757 votos válidos. Os votos brancos somaram um total de 23, e os nulos, 30. As eleições tiveram início na terça-feira, (24), e terminaram nesta quinta(26). O processo eleitoral contou com uma urna fixa no auditório da sede do sindicato, em Vitória, e 17 urnas itinerantes. Foram 10 urnas na Grande Vitória e 8 no interior do Estado. A apuração teve início após as 21 horas, já que a comissão eleitoral não poderia começar a contagem antes da chegada de todas as urnas à sede do sindicato. A apuração terminou perto da meio-noite.
 
Segundo o atual diretor do Sindicato dos Bancários-ES e candidato a coordenador geral da Chapa 1, Jessé Alvarenga, o processo eleitoral foi bastante participativo. “Depois de 26 anos anos, tivemos pela primeira vez uma eleição em que duas chapas concorreram. E, durante as eleições, foi garantida a categoria o direito de participar desse importante momento de decisão”, afirma Jessé.
 
O candidato a coordenador geral da Chapa 2, Francisco Temporão, avalia o processo eleitoral como positivo. “Foi um processo ético, dentro da legalidade”.
 
Os votos obtidos pela Chapa 1 equivalem a 63,32% dos votos válidos. Os da Chapa 2, a 36,68%. O pleito foi acompanhado, desde a sexta-feira (20), até a apuração, por um perito designado pela Justiça do Trabalho.

Mais Lidas