Sábado, 18 Mai 2024

Dentistas protestam por reajuste salarial e melhores condições de trabalho

Os dentistas do município de Vila Velha estão parados desde a segunda-feira (4). A categoria fez um protesto na noite desta quarta-feira (6) em frente à sede da prefeitura. Ainda assim, o prefeito Rodney Miranda não recebeu os profissionais. Com o slogan “A odontologia de Vila Velha pede socorro!”, a campanha dos dentistas do município denuncia a falta de condições de trabalho e reivindica reajustes salariais.



Os 100 profissionais, com o apoio do Sindicato dos Odontologistas do Estado (Sinodonto), estão há mais de dois anos tentando negociar com a administração municipal, mas o prefeito nunca recebeu a categoria. Havia a promessa de que Rodney receberia os representantes do sindicato e da Comissão de Greve nessa quarta. No entanto, segundo os dentistas, o prefeito mandou que a audiência começasse com seus assessores. Avisou que ele chegaria depois, já que estava em outra agenda.



A categoria não aceitou, pois há meses vem conversando com a secretária de Saúde e assessores sem sucesso. Indignados com a atitude, os sindicalistas se retiram e comunicaram à prefeitura que a greve continua até que o prefeito converse com os odontólogos. “Essa atitude do prefeito é o cúmulo de falta de respeito com os seus trabalhadores”, afirmou a presidente do Sinodonto, Elizabeth Soares.



Em seguida, os profissionais realizaram um apitaço em frente à prefeitura e também esclareceram os motivos da paralisação à população, que se mostrou receptiva ao movimento dos dentistas.



Incomodado com o apitaço, o prefeito mandou assessores chamarem novamente o sindicato para uma conversa, mas proibiu a entrada na reunião da assessoria jurídica da entidade, entretanto manteve a participação do procurador do município. O Sinodonto não aceitou esta exigência e novamente a reunião foi suspensa e a greve foi mantida.



O cerceamento da entrada da advogada dos trabalhadores, por parte do prefeito, provocou uma manifestação pública do presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, já que o impedimento fere as prerrogativas dos advogados.



Negociação



Os salários dos dentistas contratados pela prefeitura de Vila Velha são os menores de toda a Grande Vitória. Os profissionais estão sem reajuste desde que o prefeito Rodney Miranda tomou posse, em 2012. O município tem somente 100 profissionais para uma população de mais de 400 mil habitantes.



Além de jornada extenuante e dos baixos salários, os profissionais são obrigados a conviver com péssimas condições de trabalho. Segundo laudo de fiscalização feito pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-ES) realizada em julho de 2014, a pedido do sindicato, dos 48 consultórios dentários existentes, apenas 14 poderiam funcionar precariamente.



Depois do relatório do CRO, a prefeitura fez algumas reformas e colocou 16 consultórios públicos em atividade. No entanto, os problemas continuaram.  Falta material e muitos equipamentos ainda estão quebrados em algumas Unidades de Saúde como, por exemplo, o autoclave, aparelho usado para esterilização dos instrumentais do dentista.



Indignados com o descaso da Prefeitura de Vila Velha com a saúde bucal no município, os trabalhadores decidiram parar o trabalho. Somente os 30%  dos profissionais, por detrminação legal, estão em trabalhando.  Para retomar 100% das atividades, os dentistas pleiteiam uma audiência com o prefeito e que haja comprometimento com a melhoria nas condições de trabalho da categoria. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/