terça-feira, março 18, 2025
25.9 C
Vitória
terça-feira, março 18, 2025
terça-feira, março 18, 2025

Leia Também:

Depois de assembleias, metalúrgicos do Estado decidem manter greve

Os metalúrgicos do Estado decidiram, depois de assembleias realizadas durante toda esta sexta-feira (18), permanecer em greve por tempo indeterminado. A decisão ocorreu após mediação realizada nessa quinta-feira (17) na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), que terminou sem avanços para a categoria.

As assembleias foram realizadas nas portarias dos complexos de Tubarão e da Vale, e no Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), no norte do Estado. Na assembleia realizada na portaria de Tubarão, os trabalhadores realizaram um protesto contra a atitude da ArcelorMittal Tubarão, que tenta interferir na negociação com as prestadoras de serviço.

Na próxima segunda-feira (21) também devem ser realizadas novas assembleias dentro e fora dos grandes complexos.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Estado (Sindimetal-ES) tenta, desde outubro, negociar a reposição da inflação do período, que ficou em 10,3%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e auxílio-alimentação de R$ 300, mas os empresários insistem em conceder reajuste abaixo da inflação.

Para a entidade, as empresas se alinharam ao discurso da crise na tentativa de enfraquecer a campanha salarial dos trabalhadores. No entanto, segundo o sindicato, diversas empresas mantiveram a produção e têm condições de conceder a reposição da inflação.

O sindicato também aponta que os metalúrgicos já abriram mão do ganho real, o que representam perdas para a categoria. Por isso, o Sindimetal acredita que os empresários também deveriam ser flexíveis e atender ao pleito da categoria.

Mais Lidas