Para isso, foi determinada a instauração imediata de comissão de investigação preliminar no âmbito da Secretaria de Relações de Trabalho para apurar as irregularidades na Coordenação-Geral de Registro Sindical.
O ministro ainda informa que a determinação se soma ao inquérito administrativo do Ministério Público Federal (MPF) que também está investigando as irregularidades na criação de novos sindicatos.
O Sindipúblicos tem atuado conforme determinação aprovada no último congresso sindical, pela unicidade da categoria e lutando com todas as medidas cabíveis para evitar a criação de novos sindicatos que venham a fragilizar a base de atuação.
Recentemente, após denúncias, a Justiça do Trabalho suspendeu o registro do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Espírito Santo (Sinfagres).
O sindicato também move ação contra o Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Estado (Sinases) por entender que há ilegalidades na criação do sindicato e que a ampla maioria da categoria não se vê representada pelo minoritário grupo que fundou esse sindicato.