Sábado, 18 Mai 2024

MPF-ES quer que Caixa Econômica informe o tempo de atendimento nas agências

O Ministério Público Federal no Estado (MPF-ES) pediu execução provisória de sentença que obriga a Caixa Econômica Federal, no prazo de 30 dias, a afixar nas agências do Estado cartazes com o tempo máximo de espera para atendimento bancário e a fornecer ao consumidor o registro do horário nas senhas de atendimento. 
 
O banco foi condenado em ação civil pública proposta pelo MPF e recorreu. Segundo o procurador da República Carlos Vinícius Cabeleira, isso não impede que a decisão de mérito seja efetivada provisoriamente, mesmo que possa sofrer alteração. “A execução provisória visa ao desestímulo de interposições de recursos protelatórios, que geralmente buscam retardar a execução das sentenças”, explicou o procurador. 
 
Segundo a decisão de mérito na ação civil pública, a Caixa foi condenada a adotar as providências para que o atendimento nas filas de caixa sejam realizados no prazo de dez minutos em situações normais, conforme preceitua a Lei Estadual nº 6.226/2000, ou, em havendo lei municipal específica, no prazo previsto nela. 
 
A Justiça também condenou o banco a afixar e manter cartazes em locais de fácil visualização que esclareçam ao público os prazos máximos estabelecidos para o atendimento bancário de acordo com a lei de regência, seja ela estadual ou municipal, e a fornecer ao consumidor documento que comprove o início e o término do atendimento bancário.
 
Foi ainda determinado o pagamento de indenização no valor de R$ 500 mil, a título de danos morais causados aos consumidores dos serviços bancários. Essa condenação foi extinta a partir de reforma da sentença, pedida em apelação cível. Outros recursos foram ajuizados e, no momento, um recurso especial está pendente de julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/