Sábado, 18 Mai 2024

Sindibancários retarda em uma hora abertura do Itaú da Reta da Penha

Sindibancários retarda em uma hora abertura do Itaú da Reta da Penha
O Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) realizou uma ação na manhã desta quarta-feira (22) retardando em uma hora a abertura da agência do Itaú localizada na Reta da Penha, em Vitória. A ação foi uma denúncia contra o alto número de demissões na instituição financeira. De acordo com o sindicato, uma funcionária, que também é diretora da Cooperativa de Profissionais de Instituições Financeiras (Coproinf), sofreu constrangimentos no momento da demissão. 
 
Os funcionários que têm vinculo de diretoria com entidades representativas de trabalhadores são considerados estáveis, por isso, é vedada a demissão deles. 
 
Segundo a entidade, a funcionária do Itaú foi chamada em uma sala em que estava um inspetor. A denúncia dá conta que a trabalhadora foi impedida de se ausentar do ambiente, então o inspetor pediu que ela desligasse o celular – e se colocou em pé ao lado dela para se certificar que o aparelho fosse mesmo desligado –, pediu que ela se afastasse do telefone e a pressionou a escrever, de próprio punho, uma carta com um conteúdo ditado pelo inspetor, e que a comprometia. Como a funcionária se recusou a escrever o documento, recebeu uma carta de demissão.
 
Para o Sindibancários, a demissão da funcionária foi arbitrária, já que ela é diretora de cooperativa. Além disso, a justificativa para a demissão dela foi que há dois anos ela teria feito uma operação de empréstimo com um colega de trabalho. A entidade vai recorrer à Justiça do Trabalho para a reintegração da funcionária. 
 
O Itaú é apontado como uma instituição que vem realizando alto número de demissões, apesar do lucro alcançado. Em 2014, a instituição financeira obteve um lucro líquido de R$ 20,2 bilhões. Isso representa um aumento de 28,9% em relação a 2013, ano em que o lucro foi de R$ 15,6 bilhões. 
 
Uma pesquisa do Sindicato dos Bancários de São Paulo aponta que, entre março de 2011 e junho de 2015, 16 mil trabalhadores do Itaú foram demitidos em todo o Brasil. No Estado, em  2014, foram 53 demissões, sendo 50 sem justa causa. Em 2015 já foram 11 dispensas e, dessas, nove sem justa causa. 
 
    

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/