Sábado, 18 Mai 2024

Trabalhadores da limpeza paralisam parcialmente atividades no São Lucas e Infantil

Os trabalhadores de limpeza dos hospitais São Lucas e Infantil, em Vitória, fizeram uma paralisação parcial na madrugada dessa segunda-feira (16). No Infantil, 19 dos 27 trabalhadores pararam em protesto ao atraso de salários. 
 
Segundo Januário Cezário, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio e Conservação (Sindilimpe-ES), uma nova paralisação está programada para esta quarta-feira (18), e deve atingir todos os funcionários do Infantil.
 
Cezário disse que o motivo dos protestos é o mesmo nos dois hospitais: salários atrasados. Os trabalhadores ainda não receberam os salários referente a fevereiro, que deveriam ter sido pagos há dez dias. 
 
De acordo com o diretor do Sindilimpe-ES, a Servinel, que terceiriza os serviços de limpeza nos dois hospitais, alega que a empresa está sem receber os repasses do hospital há três meses, e que neste período tem bancado os salários dos funcionários com recursos próprios. 
 
O hospitais, porém, alegam que não efetuaram os repasses para a Servinel por falta de documentos.
 
Cezário alerta que as paralisações comprometem o funcionamento dos hospitais e aumentam os riscos de contaminação para pacientes e funcionários. “É preciso que os hospitais e a terceirizada entrem em acordo para normalizar o pagamento dos salários o mais rápido possível”, advertiu Cezário.
 
Porteiros parados
 
Os porteiros das escolas municipais de Cariacica também protestaram nessa segunda-feira (16) contra o atraso de salários na frente da prefeitura. Segundo o Sindilimpe-ES, que também representa a categoria, os atrasos de salários têm sido recorrentes. Este mês, uma parte dos trabalhadores recebeu o salário de fevereiro com atraso, mas há funcionários que ainda não receberam.
 
De acordo com Madalena Garcia, da diretoria do sindicato, a prefeitura garante que já efetuou os repasses referentes ao mês de janeiro, e que ainda esta semana repassará os valores relativos a fevereiro. 
 
Madalena explica que Excellence, que terceiriza o serviço, vem atrasando constantemente os pagamentos. “No final do ano passado, atrasaram o pagamento do décimo terceiro”. 
 
A sindicalista afirma que os funcionários estão apreensivos. Os contratos da Excellence com a prefeitura terminam entre maio e junho. Os trabalhadores temem não receber as indenizações trabalhistas, caso o contrato seja rescindido. A Prefeitura de Cariacica diz que pode prorrogar os contratos. 
 
Madalena explica que a insegurança dos trabalhadores se deve a experiência que eles tiveram com a DSL - terceirizada que precedeu a Excellence. “Ao final do contrato com a prefeitura, a DSL pagou a rescisão a uma parte dos funcionários e a outra ficou sem receber”. 
 
A diretora do Sindilimpe-ES disse que no dia 8 de abril os funcionários vão fazer um novo protesto, novamente em frente à prefeitura. O sindicato deve se reunir na mesma data com representantes da prefeitura e da terceirizada para buscar um acordo para o impasse. 

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/