Convênio estabelecido entre a Prefeitura de Vila Velha e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vai possibilitar que 36 presos do regime semiaberto trabalhem em serviços de limpeza urbana e manutenção de vias na cidade.
“Damos um passo importante para ajudar no processo de ressocialização de presos. Hoje é um dia feliz para o apenado e também sua família. Iniciaremos com esse número, mas pretendemos ampliar dentro do que o convênio nos permite”, comentou o prefeito Max Filho (PSDB), em solenidade na manhã dessa sexta-feira (30).
O secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, declarou que é importante que as prefeituras apoiem o trabalho de ressocialização. “A saída do encarceramento não é fácil, é preciso dar oportunidades ao cidadão de ter seu espaço no mercado de trabalho”, acrescentou.
O Convênio 017/2017 prevê que até 60 pessoas poderão trabalhar nos serviços de limpeza urbana e obras da cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vai absorver 20 pessoas para o trabalho específico de limpeza de canais; a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável manterá seis pessoas no trabalho de conservação e manutenção do Parque da Manteigueira; e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras manterá dez pessoas nos serviços de limpeza de caixa ralo manutenção de vias.
Os apenados devem começar o trabalho em, no máximo, três meses, pois agora, com o convênio assinado, a prefeitura dará andamento aos processos de contratação de transporte para os trabalhadores, uniforme, material e alimentação.