Segunda, 29 Abril 2024

Antes tarde...

erick_amaro_serra_redessociais Redes sociais
Redes sociais

A pergunta que fiz aqui na coluna lá atrás, em 7 de junho, era atual até outro dia. Campeão de votos em 2018 e já cotado para vários pleitos, o que justificaria o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) ficar tão apagado em pleno período eleitoral? Nos últimos meses, sua presença se resumiu a reuniões partidárias, distante do correligionário, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, que, àquela altura, já circulava freneticamente pelo Estado para se mostrar ao eleitorado e emplacar a candidatura ao governo do Estado. A estratégia não vingou, Erick anunciou mudança para a concorrida disputa ao Senado, a campanha largou, de fato, e Amaro, ainda assim, nada! Pois bem, agora ele parecer ter entrado em campo de vez. Os dois começaram a rodar a Serra, lado a lado, com pedido de votos, carreatas, abraços e apertos de mão, e publicações nas redes sociais. Nesta segunda-feira (5), estiveram em bairros como Novo Horizonte e Jardim Limoeiro. Na quinta passada (1), o local também foi o município, que é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo. Assim como na disputa ao governo, Erick ainda não aparece em condições de abater a senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-senador Magno Malta (PL). A eleição para a única vaga na Casa, porém, segue indefinida. Isso porque, nas pesquisas espontâneas, têm se repetido o elevado índice de indecisos, mais de 70%. É nisso que Erick e os demais adversários se apegam, para tentar reverter o cenário. Amaro, só parar lembrar, obteve 181,8 mil votos nas últimas eleições, os maiores bolos, proporcionalmente, em Cariacica (35,4 mil) e Serra (37,9 mil). Depois de cotado ao Senado, é mesmo candidato à reeleição, mas se conseguirá repetir o feito ou, efetivamente, "socorrer" os aliados, como cabo eleitoral, são respostas ainda em aberto!

Vai que cola
Como também já analisado aqui, Amaro faz um mandato tradicional, fugindo de temas polêmicos e embates. Ele se garante, no entanto, na audiência do seu programa de TV, com penetração nas camadas mais populares. Já Erick, apesar dos mandatos de deputado e da presidência do legislativo, é desconhecido dos capixabas. Daí a necessidade de caminharem juntos.

Figuras repetidas
O principal cabo eleitoral de Erick, desde o final do ano passado, é o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do mesmo partido. Os dois estão, definitivamente, em todas. Depois foi agregado em agendas políticas o vereador Denninho Silva, o mais votado em 2020, e este ano, candidato à Assembleia.

Passos pra trás
Mais recentemente, o deputado federal Felipe Rigoni (União), que também recuou da eleição ao governo e anunciou aliança com Erick, circula por aí com Erick. Os dois, jovens, vendem o peixe da "renovação". Rigoni foi o segundo mais votado em 2018, mas é outro que não encontrou capilaridade na majoritária e tentará de novo a Câmara.

'Laico'
Por falar em Pazolini, repercutiu negativamente, nesse final de semana, com toda razão, a programação anunciada por sua gestão para o evento Viradão Vitória, conhecido por reunir, no aniversário da cidade, uma diversidade de atores culturais no Centro, locais e nacionais. O prefeito criou o Viradão Gospel, com cantores e pastores evangélicos.

Mais do mesmo
As atrações circularam pelas redes sociais e geram, desde então, muitos protestos de mobilizadores da área. Aí, a prefeitura, que sabe dialogar que é uma beleza, simplesmente apagou a notícia, sem nada dizer.

Requerimento
Nesta segunda, a vereadora Camila Valadão (Psol) questionou a prefeitura sobre os gastos. Ela tratou como "absurdo" transformar as festividades em um evento de uma vertente religiosa; criticou que a programação não contempla as diversas expressões artísticas e culturais da Capital, e questionou: "onde fica a laicidade?".

Amigos, amigos...
Embora "chegados", o presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) realmente passou pela Serra, nesse sábado (3), sem contar com a companhia de Casagrande. O governador segue, assim, decisão anunciada recentemente, em decorrência da aliança com o PT e Lula. Amigos, amigos, eleição à parte!

'On'
Nem por isso, porém, deixou de ser citado e elogiado por Ciro. O PDT, por aqui, integra o palanque do governador. Meses atrás, em live com Casagrande, Ciro disparou contra uma possível federação do PSB com o PT. A federação não saiu, mas aliança "está on".

Nas redes
"Ministro Barroso acata liminar de empresários da saúde contra o piso salarial da Enfermagem. A conquista que demorou mais de 40 anos esbarra no grande lucro das operadoras de planos de saúde. Em um país que envelhece, em pouco tempo não haverá enfermagem para exercer o cuidado". Epidemiologista e professora da Ufes, Ethel Maciel.

FALE COM A COLUNA:

Fora do circuito

Disputado em períodos eleitorais, Amaro Neto ainda não entrou nas movimentações do correligionário Erick Musso
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/fora-do-circuito-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/