Terça, 16 Agosto 2022

Fora do circuito

amaroneto_1_agenciacamara Ag. Câmara
Agência Câmara

Campeão de votos em 2018, o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) sempre foi nome citado e repetido nas movimentações de campanhas no Espírito Santo, seja como possível candidato, seja como cabo eleitoral disputado. Nos últimos anos, o apresentador de TV foi cotado para o governo do Estado, prefeituras de Vitória e da Serra e, mais recentemente, para o Senado, tão logo seu partido anunciou a candidatura ao governo do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso. Os meses se passaram, as articulações ganharam fôlego, e Erick entrou em campo direto contra o governador Renato Casagrande (PSB), a essa altura, já tendo o ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli confirmado para o Senado, e não Amaro, que também não demonstrou nenhum interesse em encarar a empreitada, ficando mesmo na área da reeleição. Mas cadê o deputado no circuito de Erick? Embora apareça em fotos de convites partidários, nada de desfilar, de fato, com o candidato ao governo, como faz, permanentemente, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e também outros correligionários e aliados. Não teve Amaro nem mesmo no evento realizado pelo Republicanos na Capital, num momento de ânimos acirrados, devido à denúncia de suposta corrupção no governo do Estado lançada aos quatro ventos por Pazolini. Nas redes sociais, Amaro também se mantém distante da disputa majoritária deste ano, com publicações focadas apenas em seu mandato. Estratégia? Ruídos? Intrigante, é...

Novo teste
Amaro foi o mais votado à Câmara dos Deputados em 2018, com 181,8 mil votos. Faz um mandato, digamos, tradicional, fugindo de temas polêmicos e embates. Mas se mantém nos holofotes por seu programa de TV, com penetração nas camadas mais populares. Este ano, será testado novamente.

Pois é...
O presidente da Assembleia, por sua vez, já tem um problema identificado: ainda é desconhecido de muitos capixabas, o que é um obstáculo para seu projeto ao Palácio Anchieta. Amaro, pelo contrário. Quer dizer, qual a razão para não circularem juntos, o quanto antes?

Futuro
Para quem não se lembra, Amaro já declarou ter o "sonho" de governar o Estado e, em 2019, chegou a ser projetado como peça desse projeto exatamente para este ano. E agora, fica para 2026?

Caminhos
Já em 2020, foi a vez das movimentações na direção das prefeituras de Vitória, novamente, e da Serra, também não concretizadas. O palanque do seu partido acabou com o então deputado estadual Lorenzo Pazolini, na Capital, e, na Serra, apoiou o deputado estadual Alexandre Xambinho, ex-PL e hoje no PSC.

Recado
O ex-senador Magno Malta (PL) renovou seu discurso eleitoral  por eventos no Estado. O objetivo é afastar, de uma vez por todas, os comentários que circulam no mercado indicando a possibilidade do ex-deputado federal Carlos Manato (PL) não ser o candidato ao governo, ao custo de uma composição de Magno com o Republicanos e Erick Musso.

Recado II
O assunto já rola há dias, antecipado por meu colega de Redação Roberto Junquilho, e teria como estratégia tirar Sergio Meneguelli da reta de Magno Malta na disputa ao Senado, já que os dois dividem votos no mesmo território. Sairiam Manato-Meneguelli, ficariam Erick-Magno, dominando o campo bolsonarista.

Recado III
Em evento em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, Magno afirmou enfático, ao lado do ex-deputado: "Quem não quer Manato governador, vai ter que passar por cima de mim".

Fichas atuais
Enquanto isso, Erick continua marcando presença em tudo quanto é igreja evangélica, concentrando seu foco cada vez mais em abocanhar essa fatia rentável do eleitorado, para consolidar terreno. Como já dito aqui, ele tem vendido o peixe de que ele, sim, é o representante legítimo da direita. A briga é boa!

Nas redes
"Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Um dia para reforçar a importância do acesso à informação de qualidade e defender os jornalistas e profissionais da área, que estão sofrendo, cada dia mais, ataques e ameaças no exercício de sua profissão (...). Vereadora de Vitória Karla Coser, do PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/