Sábado, 27 Abril 2024

Bem na foto?

assumcao_marcelosantos_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales
Ellen Campanharo/Ales
Sem ataques nem protestos; e com muito confete e afagos trocados. Esse é o resumo do retorno do deputado estadual Capitão Assumção (PL) à sessão da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11), após oito dias preso. O próprio militar, conhecido por discursos pesados e efusivos, se dedicou apenas a agradecimentos e a citar "Deus" e as "orações". Nominou cada um dos 24 deputados que votaram a favor da revogação de sua prisão, com frases direcionadas, e do tipo "homens e mulheres que mudaram a política do Brasil", e concentrou exaltações ao presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), por conduzir "esse momento histórico". Marcelo, aliás, foi elevado a outro patamar por colegas de plenário, que entenderam que o episódio colocou o Espírito Santo no centro das atenções, servindo de exemplo para outras casas legislativas e até o Congresso Nacional. "Talvez seu projeto político já tenha ficado pequeno", iniciou Assumção, qualificando-o como "grande líder". A declaração remete à meta declarada por Marcelo de chegar à Câmara dos Deputados em 2026. A simpatia dos bolsonaristas, o presidente da Assembleia de fato passou a ter, mas daí a subida para o Senado ou Governo...ainda tem muito chão pela frente! Por ora, quem passará logo pelo teste eleitoral, quando esse enredo da prisão-soltura, sem dúvida, será a tônica puxada pelo PL, é Assumção. Também já alçado à posição mais alta por aliados, com base nos efeitos do caso, que podem fortalecer a tese propagada aos quatro cantos pelos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro de "vítimas do Supremo Tribunal Federal e do ministro Alexandre de Moraes". Esse clima, como não poderia deixar de ser, também encontrou eco no plenário: "Vitória te espera!", gritou empolgado Lucas Polese (PL), em referência à candidatura à prefeitura, que esbarra na área de votos do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Assumção e Marcelo estão, mesmo, tão bem na foto assim? O tempo dirá!

Nomes
Na lista de agradecimentos e de visitas recebidas no Quartel da Polícia Militar em Maruípe, Vitória, Assumção exaltou o senador Magno Malta, presidente estadual do PL, e o deputado federal Gilvan da Federal. Disse que não citaria todos, para não esquecer de ninguém, mas acabou acrescentando o ex-prefeito de Vila Velha e ex-deputado Neucimar Fraga (PP).

Ué...
O deputado também contou que assistiu, preso, à sessão especial que aprovou a revogação de sua prisão, pela TV Ales, autorizado por Marcelo Santos. "Hun", inusitado, não?!

Corrente
Após o discurso inicial de Assumção, que teve espaço concedido antes da ordem do dia, os deputados realizaram algumas votações e o assunto voltou à tona. Passaram na corrente de saudação a ele, além de Marcelo, os correligionários do PL, Polese, Danilo Bahiense e Callegari, Alcântaro Filho (Republicanos), Coronel Weliton (PTB), Dary Pagung (PSB), Theodorico Ferraço (PP)...

Elogios de sobra
Tudo isso sempre com aparte concedido ao próprio Assumção, para comentar e corresponder aos comentários dos colegas. Só alegria!

Distâncias
Os únicos quatro parlamentares que votaram contra a revogação não apareceram ao microfone nesta segunda: Camila Valadão (Psol), Iriny Lopes (PT), João Coser (PT) e Tyago Hoffmann (PSB).

Vai explicar...
Como já analisei aqui, da bancada do PSB, do governador Renato Casagrande, quem Assumção e o PL querem eliminar, somente Hoffmman assumiu essa posição. A pergunta que não quer calar: os eleitores de Dary e Janete de Sá entenderam o voto a favor do deputado de oposição, preso por descumprir medidas cautelares impostas pelo órgão máximo da Justiça?

Vai explicar II...
Os esforços dos deputados, também como tratado neste espaço, foram para oferecer elementos capazes de justificar a decisão, como feito no relatório apresentado por Lucas Scaramussa (Podemos), e minimizar os possíveis impactos à imagem. Mas como a história vai bater em cada base eleitoral... ainda veremos!

Campo aberto
Em Linhares, norte do Estado, as previsões são otimistas para Scaramussa com essa relatoria. Por lá, Bolsonaro levou com folga o pleito presidencial em 2022, abrindo terreno fértil para o deputado, que é candidato à prefeitura. Se souber capitalizar...

Nas redes
"(...) fui cobrado para que 'tivesse cuidado' com a decisão que seria tomada pelo Parlamento. A pergunta que fica é: que cuidado eu deveria ter? O único cuidado que eu tive e tenho sempre que ter é de cumprir a Constituição e as leis do meu país (...)". Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/