Quinta, 18 Abril 2024

Bolsonaro vem aí

bolsonaro_antoniocruz_ABr Antonio Cruz/ABr
Antonio Cruz/ABr

Não tem dia certo ainda, nem que obra federal será inaugurada, mas a informação antecipada no último dia 20 pelo vice-líder do governo na Câmara Federal, deputado Evair de Melo (PP), publicada aqui na coluna, está perto de ser efetivada, como reforçaram nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, os deputados Capitão Assumção (Patri), bolsonarista, e Alexandre Xambinho, do PL do ex-senador Magno Malta. O presidente vem aí, após anos de espera de seus seguidores. Assumção avisou que a visita deve "acontecer nos próximos dias" e que está sendo preparada uma "grande manifestação" em favor do presidente Jair Bolsonaro. A "chegada é oportuna e providencial", apontou, repetindo críticas que tem feito ao Governo Renato Casagrande (PSB) tanto em relação à condução da crise da Covid-19 quanto aos gastos com publicidade que ele diz serem excessivos. Xambinho correu para pedir um aparte, rasgou elogios ao presidente, citou a obra do Contorno do Mestre Álvaro, e apesar de prestigiado por Casagrande, fingiu que não ouviu Assumção e as acusações de "esquema milionário, corrupção, dinheiro pelo ralo", isso só para citar algumas. A presença de Bolsonaro no Estado é reivindicada desde as eleições de 2018, quando ergueu por aqui o palanque do ex-deputado federal Carlos Manato ao governo, na época pelo PSL. Em janeiro deste ano, as cobranças se acentuaram devido às fortes chuvas registradas no Espírito Santo e Minas Gerais. O presidente, porém, foi somente ao estado mineiro, ignorando os capixabas. Agora, é anunciado em ano de eleição e em meio a intensas movimentações da direita capixaba para emplacar seus candidatos, principalmente os novos nomes alinhados ao PTB, o próprio Assumção, que disputará a prefeitura da Capital, e o Subtenente Assis, em Cariacica. Se aparecer mesmo por essas bandas (sempre tem o 'se'), alguém terá espaço cativo ao lado de Bolsonaro? Aliados já na fila...

Ué...
No caso dos gastos do governo Casagrande, impossível não registrar que o discurso de Assumção ocorre logo no dia que Bolsonaro estampa vários jornais em âmbito nacional, devido à intenção de triplicar os recursos destinados à publicidade oficial em 2021, podendo chegar a R$ 577,1 milhões - dados são da previsão orçamentária. O presidente, desde já, pavimenta sua candidatura à reeleição.

'Leões conservadores'
Após o acordo com Assumção e Assis, o PTB, de Roberto Jeferson, convoca os militares do Estado a disputarem as eleições deste ano pela legenda. "Leões conservadores" é como têm sido chamados os filiados e alinhados ao partido.

Ainda em tempo
O PTB "caça" novos militares até a convenção, que será realizada este mês. A regra, para eles, é diferente: têm direito à filiação até o último dia do registro de campanha, no próximo dia 26. Com as controversas sobre Roberto Jeferson, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no mensalão, empreitada terá êxito?

Segue..
"Único partido conservador do Brasil" e "único que representa de fato Bolsonaro" são os "peixes" que o PTB tem vendido. No Estado, exalta ainda que saiu da esquerda, leia-se Cidadania, quem o partido iria apoiar com a candidatura do deputado estadual Fabrício Gandini, por sua vez, do mesmo grupo de Casagrande. Como citei aqui nessa terça, o acordo com Assis foi fechado junto com o pacote Assumção em Vitória.

Tête-à-tête
Enquanto Subtenente Assis tenta levar o título de único representante da direita e do núcleo Bolsonaro em Cariacica, as outras peças se movimentam. O professor Saulo Andreon, do PSB de Casagrande, depois de fechar com o PV, fez conversas nesta semana com Dr. Motta (DC) e Dr. Hélcio Couto (PP). Os dois também pré-candidatos.

Perfil
Dr. Motta, como disse aqui na coluna passada, além de ser filiado ao Democracia Cristã, é também tenente do Exército. Por essas e outras, tem apoiadores dele nas redes sociais de Assis para reivindicar também o título de representante da direita.

Funil?
Em Vila Velha, conversam os deputados Dr. Hércules (MDB) e Rafael Favato (Patri). Eles estão na lista de nomes que irão disputar o pleito de novembro deste ano, com uma diferença: Dr. Hércules tem se movimentado nesse sentido, Favatto não.

Reforço
O avanço da pré-candidata à prefeitura de Guaçuí (sul do Estado) pelo DEM, Simone Biondo, ex-primeira-dama do município, acabou "baixando a guarda" de dois deputados que não são aliados e já tiveram atritos, o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), e Luciano Machado (PV). Eles conversam para tentar unir os grupos do pré-candidato do Republicanos, Marcos Jauhar, e da prefeita Vera Costa (PDT), ligada a Luciano, e que tenta colocar gás no vereador Paulinho do Vitalino (PSDB).

Alvo a ser batido
Simone, que foi casada com o ex-prefeito Vagner Rodrigues, tem o apoio de lideranças de Guaçuí como a ex-deputada estadual Fátima Couzi e do atual vice, Miguel Riva (SD). Aparece na frente dos levantamentos internos realizados por lá, como comentam os bastidores políticos.


PENSAMENTO:
"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua". Platão

Ônus x bônus

Chegada do Subtenente Assis ao PTB, de Roberto Jeferson, tem cobranças, apoio bolsonarista e
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/onus-x-bonus

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/