Sexta, 29 Março 2024

Ônus x bônus

assis_robertojeferson_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Apoiado por movimentos de direita e até então com sinalizações de filiação ao Patriota, o recente anúncio do militar do Corpo de Bombeiros Subtenente Assis, de que disputará a prefeitura de Cariacica pelo PTB, do ex-deputado federal Roberto Jeferson, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Mensalão, repercute nas redes sociais, com reações que se dividem entre apoio e também críticas. Na noite dessa segunda-feira (31), com foto posada ao lado de Jeferson, Assis justificou a escolha no "projeto de unir a direita nas próximas eleições municipais e sepultar a esquerda no Brasil", segundo ele, metas do PTB, que tenta também atrair o presidente Jair Bolsonaro e vetou, na semana passada, alianças com partidos de centro-esquerda. A negociação com a Nacional incluiu o aliado inseparável de Assis, deputado estadual Capitão Assumção (Patriota), que terá o controle do PTB para concorrer na Capital, tudo indica, a contragosto dos atuais dirigentes municipais. A interferência gerou arestas internas, já que o partido caminhava com o candidato da situação, o também deputado Fabrício Gandini (Cidadania), incluindo formação conjunta de chapas às Câmaras de Vereadores. Com a jogada, Assis reforça as críticas ao seu antigo partido, o PSL, que se alinhou ao governo Renato Casagrande, e também sinaliza obstáculos com o Patriota, que tem à frente o deputado estadual Rafael Favatto, com perfil bem distante do que pretendem os bolsonaristas. O subtenente insiste ainda que é o "único representante da direita em Cariacica", espaço reivindicado também por apoiadores do tenente do Exército Dr. Motta (DC), e o "nome legítimo do núcleo de Bolsonaro". E aí, outra questão: o presidente tem dito que não vai externar apoios no primeiro turno e escolherá a dedo os aliados para gravar vídeos na segunda fase, principalmente em cidades que representam ameaça ao seu projeto de 2022. Não parece, em princípio, o caso de Cariacica.

Mais do mesmo
Nessa "cruzada conservadora partidária", termo que batiza o projeto eleitoral de Roberto Jeferson, Assis enumera as bandeiras da "defesa da família, emprego, desenvolvimento econômico e direito ao porte de arma".

Verde e amarelo
Ele e Assumção são os candidatos do Movimento Direita Raiz, que em julho deste ano diz ter unido os principais grupos do mesmo campo do Estado. Aqueles das manifestações da Terceira Ponte, coisa e tal...

Segurou
O deputado estadual, assíduo nas redes sociais, ainda não estampou foto ao lado de Roberto Jeferson, nem referente à aliança com o PTB.

Presenças marcadas
A visita do governador Renato Casagrande às obras do asfalto entre a vila de Itaúnas e a sede de Conceição da Barra, norte do Estado, nesta terça-feira (1), contou com barulho de helicóptero logo cedo e carro de som circulando para avisar de sua presença. Outros nomes anunciados: deputado estadual Renzo Vasconcelos (PP) e o ex-líder do governo na Assembleia, Eustáquio de Freitas (PSB).

Sem holofote
A propósito, nas fotos oficiais do governo do Estado, nada do prefeito interino Mateusinho Vasconcelos (PTB), candidato à reeleição em novembro deste ano. Ele assumiu o lugar do ex-prefeito cassado Francisco Bernhard Vervloet, o "Chicão", que entrou no PSB de Casagrande para ser a "estrela" da disputa, mas ficou a ver navios. Chicão ainda tenta liberação da Justiça para concorrer, o que não se vislumbra nada viável.

Bolsonaro na reta
O novato Rafael Primo, candidato da Rede à prefeitura de Vila Velha, defende sua candidatura como a única do campo à esquerda no município e que faz críticas ao governo Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, já fez publicações contra as declarações do presidente e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Estratégia
Depois do senador Fabiano Contarato, o prefeito da Serra Audifax Barcelos também entrou na campanha de Rafael e tem gravado vídeo com ele para as redes sociais. A estratégia do partido é tratar a gestão do presidente estadual da Rede no Estado como modelo, dizendo que "é possível" repeti-la nas cidades onde tem candidatos: Rafael em Vila Velha; vereador Roberto Martins em Vitória, e o ex-deputado estadual Marcos Bruno em Cariacica.

No páreo
Ex-aliado do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), de quem foi secretário, o advogado Lucas Scaramussa oficializou sua pré-candidatura pelo DC, com aviso de que será homologada no próximo dia 13, na sede do partido no município. Ele diz que já tem em seu palanque o PSD, Solidariedade e Avante. Para fazer frente a Guerino, aposta no discurso da mudança e renovação política.

Retorno
A tal reunião interna convocada pelo presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), acabou atrasando a sessão dessa terça em meia hora. Na mesa, o retorno gradual aos trabalhos presenciais no legislativo, a partir do dia 14 próximo. Será de forma híbrida, com parte dos deputados em plenário, parte ainda por videoconferência.

PENSAMENTO:
"O homem é um animal político". Aristóteles

Carimbo Bolsonaro

Subtenente Assis quer se consolidar como principal candidato de oposição e da direita em Cariacica
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/carimbo-bolsonaro

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Jacyr da Silveira Filho em Quinta, 10 Setembro 2020 09:05

Para mim ladrão de esquerda ou de direita, não faz diferença. É ladrão do mesmo jeito. Um Partido que tem Roberto Jeferson, como sua estrela e Presidente, não merece meu respeito. Não esqueçam que ele foi o defensor do ex-presidente Collor de Melo, foi o delator do mensalão somente para aliviar sua pena, enfim é tão sujo como qualquer outro. Agora quer posar de bom moço.

Para mim ladrão de esquerda ou de direita, não faz diferença. É ladrão do mesmo jeito. Um Partido que tem Roberto Jeferson, como sua estrela e Presidente, não merece meu respeito. Não esqueçam que ele foi o defensor do ex-presidente Collor de Melo, foi o delator do mensalão somente para aliviar sua pena, enfim é tão sujo como qualquer outro. Agora quer posar de bom moço.
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/