Sábado, 20 Abril 2024

Carimbo Bolsonaro

subtenenteassis_bolsonaro_face Redes sociais
Redes sociais

Integrante do grupo bolsonarista do antigo PSL no Estado, o Subtenente Assis quer se consolidar como o principal candidato da oposição e da direita na eleição à prefeitura de Cariacica deste ano. Colado no deputado estadual Capitão Assumção, seu aliado político e a quem segue em viagens a Brasília e participações em protestos em favor do presidente Jair Bolsonaro, além de sempre exaltá-lo e prometer "lealdade", o bombeiro militar também vai disputar pelo Patriota, após as mudanças de rumo do ex-partido de Bolsonaro, e vem se articulando com a deputada federal Soraya Manato (PSL) em estratégias para destinar recursos ao município nesse período pré-eleitoral. Assis se coloca como "o indicado legítimo e exclusivo do núcleo Bolsonaro" e, desta forma, se considera adversário sozinho da esquerda em Cariacica e dos grupos ligados ao prefeito Juninho (Cidadania) e ao governador Renato Casagrande (PSB). Com esse "carimbo Bolsonaro", deposita a expectativa de conseguir repetir votos da disputa ao Senado em 2018 e herdar os eleitores do presidente no município. Bolsonaro obteve 101,4 mil votos (51,88%) em Cariacica no primeiro turno e 117,2 mil (60,41%) na segunda fase da disputa. Já o Subtenente Assis, em sua estreia, conquistou 247 mil votos nas urnas, sendo 23,8 mil no seu reduto eleitoral. Nas redes sociais, ele registra críticas à atual gestão municipal, que até hoje não anunciou seu candidato à sucessão, mas predominam, mesmo, fotos de Bolsonaro e dos seus seguidores no Estado, principalmente Assumção, Soraya e Carlos Manato, e o também deputado estadual Torino Marques, seu time de cabos eleitorais. Nome do "núcleo Bolsonaro", Assis tem as credenciais, assim como do campo de embate a Casagrande, agora para a oposição a Juninho, depois de duas gestões e em viés de baixa, a concorrência é forte.

Outro lado
Pelo leque de candidatos até agora, transitaria na mesma área o próprio PSL, que tem agora como candidato o vereador Joel da Costa, também militar (cabo da PM). O partido, no entanto, virou de lado no Estado e está fechado com o Governo Renato Casagrande, que por sua vez reúne em sua base o Cidadania, de Juninho, e ex-partido de Joel. O vereador deve ter o apoio do prefeito na disputa.

Outro lado II
Com as mudanças no PSL e o alinhamento ao governo, lideranças do grupo de Bolsonaro há meses repetem que o "partido virou de esquerda". Mas..não é pra tanto!

Selo palaciano
Em Cariacica tem ainda o DEM, do deputado estadual Euclério Sampaio, que defende medidas de Bolsonaro, mas não tem esse selo, e sim do Palácio Anchieta. Não à toa, pode representar o palanque de Casagrande no município, apesar do PSB manter como pré-candidato o professor Saulo Andreon.

Leque
Outras legendas mais à direita e centro são o PSC, do ex-vereador Adilson Avelina (PSC), marido da vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB); o Pros, do ex-deputado estadual Sandro Locutor; o DC, do pré-candidato Dr. Jovarci Motta; o PP, do Dr. Hélcio Couto; e o PSD, do vereador Celso Andreon, irmão de Saulo. A previsão, porém, é que alguns nomes componham nas convenções, reduzindo o congestionamento.

Leque II
Já na outra direção, tem os palanques de centro-esquerda e esquerda, que incluem o PSB, de Casagrande, com Saulo Andreon; a Rede, do ex-deputado estadual Marcos Bruno; o PDT, do vice-prefeito Nilton Basílio; o PT, da professora Célia Tavares; e o PCdoB, com Dr. Heraldo Lemos.

Na cola
Já somando críticas a Juninho, estão não só o Subtenente Assis, como o ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão (PT), que coloca gás na professora Célia exatamente comparando suas gestões com a atual, Marcos Bruno, com sucessivas postagens nas redes sociais, e o vereador Celso Andreon, que realiza lives com temas relacionados à gestão municipal.

Apoio disputado
A propósito, Avelina, Euclério e Saulo Andreon já se reuniram com o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que recentemente anunciou o recuo de sua candidatura a prefeito no município, deixando no ar seu apoio. Ele, como se sabe, é o principal adversário e opositor do prefeito Juninho.

Palanques
Os principais personagens do partido Republicanos se reuniram nesta quarta-feira (19) para debater as estratégias de campanha. Na mesa, o presidente da Assembleia, Erick Musso; o deputado federal Amaro Neto, campeão de votos em 2018; o deputado estadual Lorenzo Pazolini, candidato em Vitória; o deputado Hudson Leal, em Vila Velha; o prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli, que enrola para confirmar sua disputa à reeleição; e o presidente estadual do partido, Roberto Carneiro.

'Zzzz'...
E Meneguelli, hein? Vai esperar mais quanto tempo? Que coisa...

PENSAMENTO:
"Não use canhão para matar mosquitos". Confúcio

Do avesso (de novo)

Comandado por Quintino e alinhado a Casagrande, como fica o PSL capixaba diante dos sinais de reconciliação com Bolsonaro?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/do-avesso-de-novo

Restam dois

Sem Marcelo, disputa pelo palanque palaciano em Cariacica segue entre Euclério e Saulo Andreon. E aí, governador?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/restam-dois

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/