Segunda, 29 Abril 2024

Cenários

assembleia_rafaelprimo_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Sem vislumbrar uma candidatura efetiva do campo progressista em Vila Velha, o PT se concentra, por ora, em investir na formação de sua chapa para a Câmara de Vereadores. A meta da federação da qual faz parte, que tem ainda o PV e o PCdoB, é fazer de duas ou três cadeiras, considerando o aumento do número de vereadores recém-aprovado, que pulará dos atuais 17 para 21 na próxima legislatura. Os nomes já formalizados, no PT, são do subsecretário de Estado de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Rafael Primo (PT), que disputou a prefeitura em 2020, e de quatros candidatos ao legislativo também da disputa municipal passada, que ficaram pelo caminho: Izanildo Sabino, Fabrício Santana, Inês Simon e Teresa Frizera. No PV, o esforço é reeleger o vereador D'Orleans Sagais (PV). Esse panorama foi passado pelo próprio Rafael Primo, em entrevista ao programa Política ES, da TV Século, publicada nesse domingo (9). O interesse dele, hoje, é garantir um espaço no legislativo, para "desmontar essa Câmara do 17 x 0", que, segundo o subsecretário, somente recentemente, começou a ter uma "micro-oposição" ao prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Mas, caso lá adiante, a situação aponte convergência em erguer um palanque e encontre as condições para isso, "pode ser que aconteça", considera Primo, reconhecendo, porém, que a esquerda está fragmentada e há dificuldades para garantir condições objetivas de disputa. "Ninguém, hoje, se coloca ou constrói uma candidatura a prefeito de Vila Velha", assegura.

Perspectiva
Embora o PT não tenha feito cadeiras de vereador em 2020, Rafael Primo considera a chapa para 2024 "próspera", formada por pessoas que "estão no processo de verdade, não para cumprir papel tático, mas para se eleger, de fato". Ele diz que trabalha, atualmente, para atrair mais gente e fortalecer o bloco.

Números
Sobre os nomes, trago outras informações: o mais votado foi o ambientalista Izanildo Sabino, com 841 votos. Depois a jornalista Inês Simon, com 830; o presidente do diretório de Vila Velha, Fabrício Santana, com 753; e bem abaixo, Teresa Frizera, com 292. A título de comparativo, o vereador Sagais, citado acima, foi a última votação à Câmara, com 1,2 mil. Já o primeiro colocado, Rogério Cardoso (Podemos), obteve 3,7 mil.

Espaços
Rafael Primo avalia, na entrevista ao programa Política ES, que, a considerar os demais partidos do campo progressista, o Psol poderia fazer de um a dois vereadores, o PDT também, e o PSB de três a quatro. Esse panorama poderia chegar a 8 e 10 representantes com, "pelo menos, alguma independência" e "interesse em atender a população".

'Cosmética'
O petista acredita que qualquer adversário de Arnaldinho terá muita dificuldade, porque o prefeito "mostrou que sabe usar a máquina eleitoralmente". Citou, como exemplo, a eleição do então vice-prefeito Victor Linhalis (Podemos), novato, para a Câmara dos Deputados. Ele define a atual gestão como "cosmética", ou seja, "trabalhada no embelezamento, com pinturas de faixas e reforma de praças, e nada além disso". 

Ninguém
Na semana passada, tratei aqui na coluna das metas prioritária do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, que abriu neste mês as conversas sobre 2024. Por essas definições, o partido teria que ter candidatura própria em 10 municípios capixabas, incluindo, obviamente, a Grande Vitória. Ao citar Vila Velha, coloquei como únicas possibilidades, Rafael Primo e José Carlos Nunes, atual secretário de Estado de Esportes.

Ninguém II
Com o já declarado projeto do primeiro deles à Câmara e o silêncio de Nunes, zera o quadro. Uma decisão em sentido contrário seria naquele estilo de "cima para baixo", considerando o jogo de interesses e articulações de alianças em curso no Espírito Santo.

Segue...
Um nome convergente para o partido lembrado deste campo na entrevista à TV Século, mas que também não tem aparecido nas atuais movimentações, é o de Mônica Alves, do Psol. Assim como Rafael Primo - na época na Rede -, ela disputou a prefeitura em 2020. Ele alcançou 5,6 mil votos (2,76%), ela 4,6 mil (2,29%).

Conjunto
Para lembrar das movimentações vizinhas a Vila Velha, que também fazem parte do todo da mesa negociação, repito: a prioridade do PT é a candidatura de João Coser em Vitória. Muitas definições passarão por aí. Em Cariacica, tem novamente a professora Célia Tavares, mas também há acenos fortes para o atual prefeito, Euclério Sampaio (União). Na Serra, já foram cotados a vereadora Elcimara Loreiro, que logo chega à sigla, o ex-deputado Roberto Carlos e o jornalista Ronaldo Cassundé.

Nas redes
"Temos rodado, Helder Salomão, Iriny Lopes e eu, por todo o Estado nessa caravana que chamamos de Diálogos pelo Espírito Santo, para conversar, debater a situação de cada região, ouvir e construir coletivamente um projeto que atenda a sociedade capixaba (...)". Fabiano Contarato, senador pelo PT.

FALE COM A COLUNA:  

Metas e projeções

Previsões prioritárias do PT para 2024 incluem 10 municípios capixabas. Destaque, por razões óbvias, para a Capital, com Coser
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/metas-e-projecoes

Encontros-desencontros

Depois de Coser-Euclério, Jack Rocha é homenageada pelo líder do prefeito na Câmara de Cariacica
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/encontros-desencontro

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/