Domingo, 28 Abril 2024

Encontros-desencontros

cesarlucas_jackrocha_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Em meio às movimentações eleitorais de 2024, mais um aceno envolvendo o PT e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), chama atenção dos bastidores. Pouco tempo depois da aparição do deputado estadual João Coser no centro dos holofotes na solenidade de aniversário do município, somado aos elogios feitos por ele no plenário da Assembleia Legislativa, agora foi a vez da presidente estadual da sigla e deputada federal Jack Rocka posar para foto com o líder do Governo de Euclério, César Lucas (PV), de quem recebeu homenagem com a mais alta honraria do legislativo, a Comenda Moxuara. O atual partido de César Lucas faz parte da federação do PT, que tem ainda o PCdoB, porém, a iniciativa remete a questões mais amplas, que vão desde o papel político do vereador no município - três mandatos consecutivos e ex-presidente da Câmara -, e sua atuação no grupo do prefeito, à observação dos passos de Coser-Jack. Euclério tenta consolidar uma frente ampla para emplacar a reeleição como unanimidade, termo repetido à exaustão por lideranças políticas do Estado, mas o PT tem a obrigação de reconquistar espaços depois de uma disputa inexpressiva em 2020. Cariacica, na região metropolitana, é uma das metas e foi palco de um forte embate entre Euclério e a candidatura da professora Célia Tavares, que avançou para o segundo turno. Ela é a única que ainda resiste da extensa lista de ex-adversários, todos já debandados para o lado da gestão municipal. Célia é da corrente do ex-prefeito e deputado federal Helder Salomão, o mais votado em 2022, que também ao contrário de Coser-Jack, dá sinais de que mira num palanque próprio do partido, já tendo inclusive iniciado uma prestação de contas de suas emendas destinadas a Cariacica e de suas gestões passadas à frente da prefeitura. A considerar o quadro atual, onde vão desembocar, afinal, os diferentes caminhos sinalizados pelo PT?

Tamanho
...agora, não há como negar: o nome de Helder, embora ainda não apareça no páreo diretamente, no contexto de "todos com Euclério", é uma carta na manga importante do PT. Talvez a única.

Tamanho II
O deputado foi o mais votado à Câmara em Cariacica, com 36,2 mil. Atrás dele, próximo, só veio Messias Donato (Republicanos), com 31,4 mil. Tenente Assis, que tem base no município e disputou a prefeitura em 2020, foi o terceiro colocado, com 16,6 mil – dos três, o único que não entrou.

Estratégico
O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT quer lançar todos os candidatos do partido ainda este ano. A informação, divulgada pelo Estadão, diz que a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, deu início a uma série de viagens pelo País, para coletar os cenários e as perspectivas de vitória.

Estratégico II
O GTE, que abriu os trabalhos recentemente, se reunirá de 15 em 15 dias, para a avaliar o tabuleiro. A pressa em apresentar os palanques considera a necessidade de entrar logo de forma incisiva no debate, no reconhecimento de que, apesar de inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atuará como cabo eleitoral de peso em 2024.

'Raiz'
Por falar nisso, dos dez deputados da bancada capixaba na Câmara Federal, somente dois assinam o projeto de lei que tenta reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a concessão de anistia. Justamente os que se declaram "bolsonaristas raiz": Evair de Melo (PP) e Gilvan da Federal (PL). A soma total é de 65 parlamentares.

Fora
Outros deputados são apoiadores declarados do ex-presidente, mas não deram seu autógrafo: o coordenador da bancada, Da Vitória (PP); Messias Donato (Republicanos); e Gilson Daniel e Victor Linhalis, do Podemos.

Só um mandato
Assim como fez na Prefeitura de Colatina, o deputado estadual mais votado à Assembleia Legislativa, Sérgio Meneguelli (Republicanos), já avisa publicamente, pelas redes sociais, que não vai se candidatar à reeleição. Palpite do próximo voo: Senado.

Valendo
As mudanças anunciadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) na última sexta-feira (30) já estão valendo, como apontam atos no Diário Oficial desta segunda-feira. Marcelo Altóe deixou o cargo de secretário de Estado da Fazenda e foi nomeado assessor especial da pasta. No seu lugar, assumiu Benício Costa. A saída de Altoé é por motivos pessoais: tratamento de saúde do filho de 11 anos.

Nas redes
"Com muita tristeza recebemos a notícia da passagem do nosso camarada de luta, um dos fundadores do Psol no ES, militante, combativo e querido Laureni França. À família e amigos, toda nossa solidariedade. Nosso coração está com vocês". Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA:

Metas e projeções

Previsões prioritárias do PT para 2024 incluem 10 municípios capixabas. Destaque, por razões óbvias, para a Capital, com Coser
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/metas-e-projecoes

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/