Sexta, 19 Abril 2024

Estratégia montada

guerino_Zanon_redesociais Redes sociais
Redes sociais

Fotos de família, trajetória política detalhada, ações à frente da Prefeitura de Linhares, críticas a áreas da gestão estadual, e as perguntas: "Como podemos ajudar o ES a se tornar um estado cada vez melhor?; "Tem ideias para um futuro que podemos construir juntos?". Com esse enredo, o prefeito de Linhares (norte do Estado), Guerino Zanon (MDB), lançou um site nessa quarta-feira (23), dando mais alguns passos na direção das eleições de outubro deste ano, leia-se Palácio Anchieta. A iniciativa vem na esteira, também, de intensificação de conversas com lideranças tanto no interior quanto na Grande Vitória. Guerino não se declara candidato no site (nem poderia), mas, para além do conteúdo, até a cor remete à campanha eleitoral (aquele azul preferido dos marqueteiros, sabe?). O prefeito de Linhares também dispara frases como "é importante sabermos que podemos, e merecemos, crescermos muito mais!" e se apresenta como "o gestor que saiu do interior para ganhar respeito na cidade grande". Ao mesmo tempo, faz links com a gestão municipal, inclusive com o site oficial (e pode?), divulga vídeos da campanha de 2020, além de exaltar o fato de ter um único partido até hoje, o MDB. É nesse ponto, porém, que ainda pairam as dúvidas sobre seu palanque. Sem espaço na legenda, Guerino já apareceu em cotações para se filiar ao PSD, PDT e Podemos, mas ainda não anunciou a batida de martelo. Pelo ritmo atual da corrida eleitoral, com alguns nomes já colocados oficialmente, logo deve aparecer o desfecho. Quem cochilar, fica para trás!

Portas fechadas
Neste mês, Guerino se reuniu com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), que tem conversado com várias lideranças sobre eleições. Também passaram por lá, recentemente, o aliado de longa data de Guerino, Paulo Hartung, e o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), candidato ao governo e outro aliado de PH.

Guerinos
Já o prefeito de Colatina, também Guerino, só que Balestrassi, recebeu Zanon duas vezes em pouco tempo. Ele é do PSC, partido de direita e que transita na área evangélica.

Guerinos II
Dos encontros, publicados nas redes sociais, saíram frases de Zanon como: "compartilhamos a vontade de continuar com o desenvolvimento do Estado, contribuindo para um Espírito Santo forte".

Outro rumo
No MDB, não é novidade, o obstáculo imposto a Guerino vem da senadora Rose de Freitas, que enfrentará uma reeleição difícil – isso se não descer para a Câmara Federal – e colocou o partido alinhado com Renato Casagrande. Vai integrar a chapa, sem apresentar, portanto, candidato para concorrer com o governador.

Aliado
Dos partidos que já abriram as portas para Guerino, o PSD é o mesmo que, depois de muitos convites, a filiação de Hartung é dada como certa. O ex-governador circula pelo mercado político e já foi cotado para tudo, até presidente da República, mas há quem aposte as fichas no Senado. Tratando-se de PH, é aquela coisa: sempre tenho todas as dúvidas e desconfianças possíveis.

Espaços
Comandando no Estado pelo deputado federal Neucimar Fraga, o PSD é o único não alinhado ao governo Casagrande. Não são rompidos, mas também nada de aliança. Neucimar, inclusive, virou mega-ultra-bolsonarista. Já o Podemos e o PDT do Espírito Santo...

Espaços II
...ah, esses são da linha de frente! O PDT, do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, está mais do que fechado com Casagrande. Já o Podemos é comandado pelo secretário de Planejamento e ex-Governo, Gilson Daniel, que tem vitrines privilegiadas na gestão estadual. Há contradições no campo nacional? Muitas! Mas localmente, é o cenário posto até agora.

Ué...
Nesta semana, Hartung circulou pelas bandas da Grande Vitória. Dois encontros foram parar nas redes sociais: o citado lá em cima, com Arnaldinho, do Podemos, e com o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael, do PSD. Cheguei até a transcrever aqui, na coluna passada, a publicação de Davi, mas sumiu de suas redes nesta quinta-feira (24). Fica, então, a pulga atrás da orelha....

Nas redes
"Quando o governo tomará uma atitude e aumentará a frota de ônibus? O povo merece respeito". Erick Musso, do Republicanos, presidente da Assembleia e candidato ao Palácio Anchieta.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/