Quinta, 25 Abril 2024

Filho bonito

bruno_lamas_xambinho_leonardo_sa

Com três deputados que se declaram candidatos a prefeito da Serra este ano, viraram cena comum nas sessões virtuais da Assembleia Legislativa, as cutucadas nas entrelinhas e bate-rebate entre eles, principalmente após o retorno à Casa, como obriga a Justiça Eleitoral, do ex-secretário de Trabalho e Assistência Social, Bruno Lamas, do PSB do governador Renato Casagrande. Nesta terça-feira (30), juntou "a sede com a vontade de comer", leia-se o clima eleitoral com outro assunto que há anos é motivo de disputa de paternidade de lideranças do município, o Hospital Materno Infantil, finalmente, prestes a ser inaugurado no bairro Colina de Laranjeiras. É que no meio da sessão, logo na hora de sua fala, Alexandre Xambinho (foto à esq.), que migrou para o PL do ex-senador Magno Malta, recebeu uma ligação de Casagrande comunicando que o governo irá assumir a administração da unidade e aproveitou para surfar na onda, exaltando emendas que destinou para a obra, aquele oba-oba todo. Lamas, que além de aliado é líder do PSB na Assembleia, perdeu a vez, restando a ele pedir um aparte para dizer que também recebeu a ligação e tentou marcar seu lugar ao sol, dizendo que, há 15 dias, fez pedido nesse sentido. Para tirar o bônus de Xambinho, deu parabéns a Casagrande, ao secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, ao prefeito Audifax Barcelos (Rede) e até à bancada federal. O terceiro deputado-candidato, Vandinho Leite (PSDB), do grupo de oposição, certamente não recebeu o alô de Casagrande nem entrou no assunto desta vez, mas já reivindicou para si, antes, iniciativas relacionadas à unidade. Assim como o próprio Audifax e seu adversário, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que há anos protagonizam essa disputa acirradíssima. É ou não o filho mais bonito da cidade?

Recado
Entre a fala de Xambinho e Lamas, uma provocação: pastor Marcos Mansur (PSDB) resolveu parabenizar Xambinho "pela moral com o governador". Theodorico Ferraço (DEM) opinou de imediato: "quem te conhece, já entendeu o recado".

Recado II
O comentário cabe tanto no chororô mais recente de Mansur, nessa segunda-feira (29), de que não foi convidado para uma visita de Casagrande ao hospital próximo à sua casa em Cachoeiro de Itapemirim, em plena pandemia, como também nesses bastidores serranos, lotados de concorrentes e de agitos pré-eleitorais.

Pra garantir
Logo depois da sessão desta terça, Lamas foi para suas redes sociais dizer que "a pedido dele", feito em forma de indicação, o governo assumiu a gestão de Hospital Materno. Agora, cá entre nós, por que Casagrande não pensou em prestigiar, primeiro, seu próprio candidato, hein?

Pra garantir II
Já no último sábado (27), Xambinho falou do mesmo assunto no Facebook e avisou que indicou, em 2019, R$ 72 milhões de verbas para o custeio e manutenção pela gestão estadual, válidos para este ano, e que renovou a indicação para 2021.

Mais uma ligação
A gestão pelo governo, no entanto, também havia sido motivo de conversa entre Audifax e Casagrande em abril passado. Nesta terça, o governador publicou em suas redes que informou ao prefeito que aceita assumir a gestão e que o objetivo é transferir a maternidade de alto risco do Hospital Jayme S. Neves, para liberar mais leitos no tratamento da Covi-19.

Marketing de gestão
Audifax, aliás, se descreve assim no perfil de suas redes sociais: o prefeito que construiu a maior UPA e o maior hospital Materno infantil do Espírito Santo.

Tem jeito?
Já que o tema é eleição, Audifax continua a gravar vídeos ao lado do vereador Fábio Duarte (Rede), para espalhar pelo município e testar a imagem do seu - até segunda ordem - candidato à sucessão.

Tem jeito II?
Repetindo elogios do anúncio do auxílio polêmico a famílias de vulnerabilidade social, foi com ele para um local da cidade e disse: "Viva Fábio Duarte, que mais uma vez planejou, estudou e aprovou essa obra [de mobilidade urbana] maravilhosa".

Tem jeito III?
Na semana passada, outro vídeo dos dois e outra obra, das casas de Vila Nova de Colares. A estratégia está clara, só falta saber se vinga.

Esfriou
A propósito, cadê o deputado federal Amaro Neto (Republicanos) nas articulações da Serra? Mudou de domicílio eleitoral, aquele burburinho todo, à toa?

PENSAMENTO:
"Se não se tem um bom pai, é preciso arranjar um". Friedrich Nietzsche
...

Lenha na fogueira - Século Diário

Depois da rasteira que deu em vereadores e, por tabela, em Vandinho, Audifax sinaliza ampliar auxílio polêmico
...

Cartadas do jogo - Século Diário

Vandinho, Audifax, vereadores...auxílio vira palco de disputa por terreno político na Serra

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/