Segunda, 29 Abril 2024

'Filho' único

manato_bolsonaro_print_reproducao Reprodução
Reprodução

A presença de 74 prefeitos ou seus vices em encontro de apoio eleitoral ao governador Renato Casagrande (PSB) nessa quarta-feira (14), em Vitória, remete às eleições de 2020. Isso porque, significa dizer que seu hoje principal adversário, Carlos Manato (PL), perdeu os poucos gestores municipais que atuou para eleger com a bandeira do bolsonarismo e da meta de "destruir Casagrande, o PSB e a esquerda festiva", já na intenção de demarcar território para este ano. O ex-deputado federal, como analisado aqui na época, abraçou 24 palanques, mas só obteve êxito com cinco: Tiago Canal Rocha (então PSL), em São Gabriel da Palha; João Paulo Nali (PTB), em Castelo; Fabrício do Posto (PP), em Apiacá; Nirrô (Solidariedade), em Alegre; e Jauhar (Republicanos), em Guaçuí. Pois desse grupo, o único que não compareceu ao encontro de Casagrande, foi o prefeito de Castelo, segundo as informações do próprio governo. Ao lado do vice, Ricardo Ferraço (PSDB), e da senadora Rose de Freitas (MDB), Casagrande exaltou na reunião a parceria entre a gestão estadual e os municípios, leia-se obras e investimentos, atendendo à estratégia de demonstrar força eleitoral para sua chapa majoritária. Se alguém compareceu só de forma protocolar, para não criar rusgas com o chefe do executivo, ainda não se sabe! Mas, até que se prove o contrário, o que já era pouco na mão de Manato, virou quase zero.

Ligações
Dos nomes que caminharam com Manato em 2020 e que compareceram ou enviaram representante ao encontro, um está filiado ao partido que sempre foi aliado de Casagrande no Estado, o PP, e Nirrô, da terra de Manato, integra o Solidariedade, da coligação do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede).

Ligações II
Já Tiago Canal Rocha era do PSL, que agora virou União Brasil, e circulou com o ex-senador Magno Malta (PL) recentemente pelo município, enquanto Juahar é do partido do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, candidato ao Senado sem declarar apoio ao governo.

Só quatro
Além do prefeito de Castelo, João Paulo Nali, do PTB, legenda que é única aliada ao palanque de Manato este ano, só não marcaram presença o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que faz oposição ao governador; o de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), aliadíssimo e sucessor de Guerino Zanon (PSD), e o de Itaguaçu, Uesley Corteletti (Republicanos). Em tempo: Castelo é a terra de Casagrande.

Lista
Os apoios de Manato em 2020 foram apresentados pelo próprio em lives, com participação de alguns candidatos, e em ações de campanha. O objetivo era mostrar os nomes que representariam o apoio para a reeleição de Jair Bolsonaro no Estado este ano e para o projeto de eleger um governador de direita. O resultado final, porém, foi muito aquém: apenas cinco vitórias e nenhuma nos principais colégios eleitorais, incluindo a região metropolitana.

Foco principal
A estratégia de anunciar apoio de prefeitos já vinha sendo executada por Rose de Freitas, que sempre se colocou como a "madrinha dos municípios". Há pouco tempo, ela anunciou adesão de 60 dos 78 gestores, número que foi subindo e agregou, nesta semana, Arnaldinho Borgo (Pode), de Vila Velha, o único da Grande Vitória que ainda resistia em dar palanque à senadora.

Retrato atual
A briga de Rose é, por enquanto, o candidato do bolsoanarismo, o ex-senador Magno Malta, que forma chapa com Manato. Mas, sempre bom lembrar: o número de indecisos dessa disputa ainda é muito alto, mais de 70%. Muita água ainda pode rolar por debaixo da ponte. Ou não!

(Sem) efeito pandêmico
As eleições deste ano, desde o início da pandemia, se apresentavam como uma incógnita para os atuais governadores que disputam a reeleição, resultado de um longo período de restrições econômicas e sociais, medidas polêmicas, embates e críticas de adversários. O ano começou, a campanha também, mas, até agora, a maioria parece passar de esquiva pelos obstáculos impostos.

(Sem) efeito pandêmico II
Pelo menos, é o que mostra levantamento do instituto Ipec divulgado pelo jornal O Globo. Dos 19 governadores que tentam permanecer na cadeira, 15 lideram as corridas estaduais, caso, também, de Casagrande.

Nas redes
"(...) Pena que os moradores não puderam ocupar as ruas do Centro de Vitória para aproveitarem uma programação cultural como nos anos de Viradão Cultural. Não estou criticando a existência de evento religioso (...) Eu quero que o dia de Iemanjá seja tão lindo quanto um Jesus Vida Verão ou uma festa de São Pedro. O que eu critico é o discurso e a gestão excludente (...)". Karla Coser, do PT, vereadora de Vitória.

FALE COM A COLUNA:

'Largou' mal

Projeto Bolsonaro 2022 anunciado por Manato fez campanha para 24 palanques à prefeitura, mas só elegeu cinco
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/largou-mal

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/