Quarta, 24 Abril 2024

Linha de ataque

mazinhodosanjos_redessociais Redes sociais
Redes sociais

Vereador em primeiro mandato e estreando na disputa à prefeitura de Vitória este ano, Mazinho dos Anjos (PSD) não quer saber de esperar a disputa "esquentar" para dar início ao disparo de críticas aos seus principais adversários. A estratégia é outra e começou há dias nas redes sociais. Primeiro, ainda nas articulações de chapas, colocou carga nos três grupos que comandaram a cidade de 1997 até hoje, as gestões de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que na época ainda era considerado carta certa no baralho eleitoral de 2020, João Coser (PT), e o atual prefeito Luciano Rezende (Cidadania), a quem faz oposição e tem como candidato o apadrinhado político e ex-supersecretário, deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania). Agora, passadas as definições de coligações, ele mira em quatro dos 14 nomes colocados: de novo, Coser e Luciano/Gandini, entrando no alvo também os deputados estaduais Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Capitão Assumção (Patriota). Sobre os dois primeiros, o discurso é o mesmo, contrário à manutenção de poder - Luciano/Gandini quer o terceiro mandato seguido e, Coser, apesar de afastado há oito anos, também já cumpriu dois à frente da prefeitura. Já o tom direcionado a Pazolini e Assumção é outro, mais incisivo. O delegado, como diz Mazinho em vídeo de campanha, "nunca administrou nada, quer largar o cargo para o qual foi eleito há dois anos, e fez um monte de conchavo político para ganhar tempo de TV", enquanto Assumção "também quer abandonar a Assembleia, comandou a greve que gerou a maior onda de violência na cidade, e quase quebrou a economia do Estado". O vereador, que fechou chapa puro-sangue, resume os outros palanques, sem citar nomes, como "do mesmo lugar, da velha política". Como se vê, a prévia do início da propaganda eleitoral gratuita na TV, nesta sexta-feira (9), já é de guerra declarada e sede ao pote. 

Cabo eleitoral
Por falar em Luiz Paulo e PSDB, a entrada "com tudo" na campanha de Mazinho do tucano Thomaz Tommasi, que apoiava a candidatura do ex-prefeito, é mais um efeito da decisão que ergueu o palanque da vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) em Vitória. Tommasi assinou o documento, depois desfeito, da "Aliança Cívica por Vitória", que unia o ninho tucano, a Rede e o PP.

Cabo eleitoral II
Ele acaba de se licenciar da presidência do Instituto Teotônio Vilela no Estado (ITV-ES) para se dedicar às eleições e também de pedir exoneração do gabinete do deputado estadual Emilio Mameri, onde ocupava cargo comissionado.

Cadê?
A movimentação deixa a pergunta: e Luiz Paulo, depois de retornar ao ninho tucano este ano e ser preterido, apesar de pesquisas iniciais o apontarem como palanque competitivo...não vai querer nem saber dessa eleição na Capital ou vai para o mesmo lado?

Propostas na mesa
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSB), que também tem ligação com Luiz Paulo e o apoiaria no pleito, como já divulgado aqui na coluna, conversa há algum tempo com Mazinho. No tabuleiro da disputa, apesar do congestionamento de nomes, o considera, hoje, a única opção possível.

Propostas na mesa II
Caso consiga êxito, ponto para o vereador! Significará reforço do campeão de votos à Assembleia em 2018 e que sempre apareceu bem cotado para a disputa à prefeitura. Mas também foi vetado pelo próprio partido, que lançou o vice-prefeito Sérgio Sá.

Votos
Voltando a Gandini, o deputado aproveita o apoio da Convenção das Assembleias de Deus do Estado (Cadeeso), que representa um filão disputado em toda eleição, para marcar território. Tem participado de eventos, com direito a fotos na internet, difundindo seu nome entre fiéis. As campanhas políticas feitas pela Convenção geram questionamentos e críticas de grupos internos há anos.

Votos II
Nesse sábado (3), aliás, também marcaram presença "num culto de ação de graça", só que por ligação ao vivo, o governador Casagrande e o prefeito Luciano Rezende. O evento marcou o aniversário do Pastor Dionísio Alves, vice-presidente da Cadeeso e pastor da Assembleia de Deus em Vila Palestina, na Capital, reduto de Gandini.

'O escolhido'
Na Serra, o deputado estadual Alexandre Xambinho, do PL, partido do ex-senador Magno Malta, tenta colar imagem no presidente Jair Bolsonaro. Tempos atrás, fez anúncio efusivo em plenário da visita dele ao Estado, que era outra "furada". Agora, publicou foto ao lado de Bolsonaro em 2016, quando era deputado federal, tecendo elogios. Mas, no município, os "bolsonaristas legítimos", como se classificam, estão com Vandinho Leite (PSDB).

'O escolhido' II
O anúncio de apoio a Vandinho foi reforçado nas redes sociais em live do casal Carlos e Soraya Manato, junto com outros candidatos do grupo, como também divulgado aqui na coluna, nessa segunda-feira (5). Os motivos apresentados foram: defende a "pauta da direita e Bolsonaro, e se posiciona contra Casagrande".

PENSAMENTO:
O pior não é morrer. É não poder espantar as moscas. Millôr Fernandes

Capital eleitoral

Sem Roberto Martins e Luiz Paulo, deputado Sergio Majeski pode apoiar Mazinho em Vitória
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/capital-eleitoral

Chapas puro-sangue

Pedidos de registro e declarações de bens de três candidatos em Vitória estão no TSE: Coronel Nylton, Neuzinha e Mazinho
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/chapas-puro-sangue

Legados e marcas

Eleição em Vitória pode colocar à prova três gestões que se sucederam no poder: Luiz Paulo, Coser e Luciano/Gandini
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/legados-e-marcas

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/