Sexta, 26 Abril 2024

Mapa eleitoral

pazolini_erick_alimentos_mimoso_redessociais Redes sociais
Redes sociais
Com movimentos evidentes em Vitória desde o ano passado, a dupla Erick Musso e Lorenzo Pazolini se volta para ações no interior do Estado, na meta de apresentar ao eleitorado capixaba o ainda pouco conhecido presidente da Assembleia Legislativa, principalmente fora do eixo metropolitano. A estratégia é parte das necessidades do Republicanos para viabilizar o palanque ao governo do Estado, anunciado com antecedência, já de acordo com a mesma demanda. Erick, não é de hoje, tem sido incluído em todas as solenidades e agendas de Pazolini, que comanda a segunda principal vitrine política do Espírito Santo. Agora, a dupla amplia os limites, para obter visibilidade em municípios comandados por correligionários. O exemplo mais recente foi registrado na semana passada e repetido nesse feriadão de Carnaval, em Mimoso do Sul, cidade atingida pelas chuvas e também visitada pelo governador Renato Casagrande (PSB). Erick e Lorenzo estiveram por lá, primeiro, para entrega de quatro toneladas de alimentos arrecadados por doações. Poucos dias depois, gravaram vídeo na Unidade de Transbordo de Vitória, anunciando que estavam "preparando todo o maquinário para socorrer as famílias mimosenses". Tudo, é claro, registrado nas redes sociais, com discursos sobre "responsabilidade e solidariedade". O prefeito da cidade é Peter Costa, um dos eleitos pelo Republicanos em 2020. O partido passou a dividir, com o PSB de Casagrande, o território político do Estado, ao somar nove prefeituras – eram dez -, com a vantagem de ter a Capital, contra 13 da legenda adversária, o que tem peso na disputa ao Palácio Anchieta. Mas e o alcance primordial do nome de Erick, emplaca? Os planos do Republicanos dependem disso. Caso contrário...

Toma lá, dá cá
Mimoso do Sul foi um dos lugares onde Casagrande esteve para anunciar medidas de reparação dos estragos da chuva. Ele se reuniu com o prefeito e vereadores. No mesmo dia, ocorreu a doação de alimentos da dupla Erick-Pazolini. Nas redes, Peter Costa preferiu não fazer alardes. Quem levantou a peteca das ações do governo foi a ex-prefeita Flávia Cysne (PSB).

Lembrete
O presidente da Assembleia está em seu segundo mandato e já soma três presidências no legislativo estadual. Tem mídia, oratória apurada e articulação, além de agradar aos colegas de plenário, mas em relação a voto, nunca teve eleição fácil. 

Lembrete II
Inclusive, no seu próprio reduto, Aracruz (norte do Estado), perdeu na tentativa de chegar à prefeitura, em 2016, na época, o único a ter apoio declarado do então governador Paulo Hartung.

Reação
Os outros municípios comandados pelo Republicanos são: Pedro Canário, Itaguaçu, João Neiva, Guaçuí, Iconha, Itapemirim e Ibatiba. A decisão de erguer um palanque próprio ao governo do Estado, porém, não foi unanimidade e exaltou os ânimos, tão logo tiveram início as movimentações de Erick.

Reação II
Alessandro Broedel, de Sooretama, deixou a legenda. O município completava as 10 prefeituras eleitas em 2020. Outro que protestou publicamente foi Luciano Pingo, de Ibatiba, ambos exaltando a aliança com Casagrande desfeita por Erick. Veremos como será na campanha eleitoral...

No páreo
O ex-prefeito de Baixo Guandu (noroeste do Estado) Neto Barros (PCdoB) publicizou o que já circulava no mercado político. Em áudio espalhado nas redes sociais, comunica de sua candidatura a deputado estadual. O partido de Neto, que no Estado não tem quadros e também não atingiu a cláusula de barreira, está nas complexas negociações de federação que envolvem o PT e PSB, incluindo ainda o PV.

Só piora
O ex-senador Magno Malta (PL) não se cansa de protagonizar "bizarrices" nas redes sociais. Nesta quarta-feira (2), em mais um discurso contra imunização infantil e uso de máscara, perguntou aos "governadores" se as crianças terão que voltar para a escola, após o Carnaval, de "focinheiras". 

Nova 'leva'
Depois dos deputados estaduais Capitão Assumção e Danilo Bahiense, os próximos a se filiar ao PL são os vereadores Gilvan da Federal e Romulo Lacerda, respectivamente, de Vitória e Vila Velha. Integrantes do grupo bolsonarista no Estado, os dois aparecem nas cotações para completar a chapa do partido à Assembleia. A janela partidária abre nesta quinta-feira (3).

Nas redes
"A falta de água em comunidades periféricas é um problema estrutural e não de carnaval. Moro no bairro da Penha e morei no São Benedito desde quando eu nasci e sempre teve esse problema. A questão é: quando a Cesan irá se responsabilizar por este ato desumano?". Crislayne Zeferina, liderança do Território do Bem e integrante do Coletivo Beco.

FALE COM A COLUNA:

O caminho de Erick

Projeto do presidente da Assembleia ao governo do Estado precisa romper potencial baixo de votos dos pleitos de 2018 e 2016
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/o-caminho-de-erick

Cabo de guerra

Novo tour da dupla Erick Musso e Pazolini joga risco de nova variante do coronavírus no colo de Casagrande
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/cabo-de-guerra-1-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Maxwell Miranda de Almeida em Quinta, 03 Março 2022 07:42

a comunidades Quilombolas do córrego do Chiado e outras comunidades , sofrem a anos com o desabastecimento de água que é feito por carros pipas , e já ouve intervalo de 30 dias sem abastecimento
uma vergonha

a comunidades Quilombolas do córrego do Chiado e outras comunidades , sofrem a anos com o desabastecimento de água que é feito por carros pipas , e já ouve intervalo de 30 dias sem abastecimento uma vergonha
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/