Sábado, 27 Abril 2024

Novo horário eleitoral

erick_musso_13_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales
Ellen Campanharo/Ales

Depois de muitos deputados assumirem a função de presidente das sessões ordinárias da Assembleia Legislativa, fazendo "vistas grossas" à campanha eleitoral diária e declarada neste segundo turno, Adilson Espindula (PDT) resolveu alertar, nesta terça-feira (18), que o Ato 2.197, publicado em abril deste ano, pela Mesa Diretora, permanece válido. Ele veda, entre outras restrições, divulgar ou promover candidaturas e partidos, de maneira direta ou indireta, durante as transmissões da TV Assembleia. Mas...entrou por um ouvido e saiu pelo outro! A situação, inclusive, foi além. Teve até reprodução de propaganda eleitoral em favor do candidato bolsonarista ao governo, Carlos Manato (PL), a mais recente exibida na TV e no rádio, com o ex-secretário de Estado de Segurança Henrique Herkenhoff, que a oposição tem explorado para tenta desvincular Manato da Scuderie Le Cocq, embora ele tenha sido filiado à organização por três anos. Quem levou o conteúdo ao plenário foi Torino Marques (PTB), depois de Capitão Assumção (PL) já ter transmitido outro vídeo de campanha, só que do governador Renato Casagrande (PSB), publicado nas redes sociais, para rebatê-lo, com mais ataques. Diante da estratégia do grupo, que corre solta, tem restado à base de Casagrande devolver discursos para contrapor, como fizeram novamente Bruno Lamas, Freitas e Janete do Sá, do PSB, já ao final da sessão. O foco principal foi a Scuderie Le Cocq, que lembraram tratar-se de "esquadrão da morte" e "braço armado do crime organizado", e não "instituição de caridade", como tem sido propagado, em mais um capítulo do assunto que norteia os atuais embates eleitorais. E o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos)? Não estava preocupado no primeiro turno, segue do mesmo jeito agora, e ainda aparece pouco em plenário. Quer dizer, esse ato, como já interpretado na época, reforça a máxima do "apenas para inglês ver". Na prática, o plenário fez o que bem entendeu na fase inicial das eleições, e, agora, virou um novo horário eleitoral. Em tempo: o candidato de Erick Musso é Manato.

Mais...
A participação de Herkenhoff, na época procurador da República, é um garante a mais no esforço dos bolsonaristas de validar que Manato não foi citado nas investigações da Scuderie Le Cocq. O fato apontado pela campanha de Casagrande, porém, é que ele integrou a organização, por três anos. Isso foi enfatizado nos discursos do PSB, no sentido de que "todos sabiam o que era o esquadrão da morte".

Acenos
Já o vídeo de Assumção se refere ao anúncio do governador de redução do pedágio de 50% para 17% para aposentadoria dos policiais e bombeiros militares, adequando a previdência das categorias. A base da PM, como se sabe, está em rota de colisão com o governo e é mais alinhada ao bolsonarismo. Os acenos de Casagrande, é claro, incomodaram os aliados de Manato.

'Nananinanão'
Dr. Hércules (Patri), que se coloca como o defensor máximo das regras da Assembleia, depois da fala de Adilson, quis justificar o fato jogando a questão no colo da deputada estadual Janete de Sá (PSB), "lembrando" que ela pediu voto para Casagrande na sessão anterior. Não é bem assim, não!

'Nananinanão' II
Lembro-me bem do dia em que Janete entrou em campo após uma sucessão de falas bolsonaristas contrárias a Casagrande e favoráveis a Manato, e ainda pontuou que não era o local ideal para debater campanha, mas já que os deputados o faziam, também iria se posicionar. Depois, sim, manteve seus discursos frequentes, como os demais.

Lá de SP...
A propósito, Dr. Hércules está tão atacado, que até meme contra Guilherme Boulos, deputado federal eleito pelo Psol de São Paulo, ele citou no plenário nesta terça-feira. Circulou pelo WhatsApp, enviado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e dizia que Boulos "não trabalha". No mais, foi tudo igual: exaltar Manato e disparar contra Casagrande, em tom cada vez mais duro.

Lá de SP II...
Boulos, a propósito, reagiu no Twitter: "O desespero está grande! O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, mandou mensagens de WhatsApp hoje com meme dizendo que eu 'não trabalho'. Estamos incomodando. Trabalho como professor há 18 anos. Nem todos têm a 'sorte' de ter crescimento de 1000% no patrimônio, né Ministro?".

Partidário
O Solidariedade, que integrava a coligação do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (sem partido) ao governo do Estado, declarou apoio nesta terça-feira (18) a Casagrande. Faz, assim, o mesmo caminho da candidata a vice e filiada Tenente Andresa, que se antecipou à iniciativa, afastando-se de Audifax, que está com Manato (PL).

'Casanaro'
O presidente estadual da legenda, Douglas Pinheiro, diz que a decisão acompanha a Nacional, mas emendou: "90% da nossa legenda é Bolsonaro e 100% será Casagrande". O governador foi no embalo: "não disputo a eleição contra Bolsonaro, disputo contra Manato".

Nas redes
"O ES perdeu hoje um ícone da comunicação e no turismo. Cacau Monjardim teve atuação de destaque na imprensa e foi um embaixador do nosso turismo, em especial, do nosso grande símbolo: a moqueca capixaba. Uma perda irreparável! Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos". Renato Casagrande, governador do Estado pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Carlos Rubens de Miranda Lucchi em Sexta, 21 Outubro 2022 13:07

Nao vejo a hora de chegar o dia das eleições do segundo turno. Esse horário destinado aos candidatos já estao repetitivo. Nos brasileiros já sabemos o que é melhor para o nosso Brasil. O PT já deve sua oportunidade de mostrar bons resultados. Dois mandatos de Lula, mais quatro anos do "poste" Dilma. Agora precisamos de mudar os conceitos, os projetos, os objetivos . Chega de escândalos do Petrolão, desfalque na Petrobras, quebra da Funcef, quebra dos correios e remessa de dinheiro para obras em países de esquerda. Agora a bandeira e amarela. Chega de bandeiras vermelhas !!!!

Nao vejo a hora de chegar o dia das eleições do segundo turno. Esse horário destinado aos candidatos já estao repetitivo. Nos brasileiros já sabemos o que é melhor para o nosso Brasil. O PT já deve sua oportunidade de mostrar bons resultados. Dois mandatos de Lula, mais quatro anos do "poste" Dilma. Agora precisamos de mudar os conceitos, os projetos, os objetivos . Chega de escândalos do Petrolão, desfalque na Petrobras, quebra da Funcef, quebra dos correios e remessa de dinheiro para obras em países de esquerda. Agora a bandeira e amarela. Chega de bandeiras vermelhas !!!!
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/