Quarta, 24 Abril 2024

O partido da vez

magno_bolsonaro_redesociais Redes sociais
Redes sociais

A saga do presidente Jair Bolsonaro para entrar numa legenda registrou mais um capítulo nesta segunda-feira (25), com a reiteração, em vídeo, do convite de filiação feito pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, extensivo aos seus "fiéis seguidores" e aos filhos, o senador Flávio (Patri-RJ), o deputado federal Eduardo (PSL-SP) e o vereador do RJ Carlos Bolsonaro (Republicanos). O partido, comandado no Estado pelo ex-senador Magno Malta e sem quadros de destaque, comunica que tem planos ousados para 2022, que incluem não só "chapas robustas" para o Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas, como candidaturas aos governos estaduais. O casamento, a considerar a relação Bolsonaro – Magno, seria de fato perfeito para a sigla no Espírito Santo. Ou melhor, quase, porque também abre questionamentos. O que o PL capixaba tem a oferecer para essas "chapas robustas" e ao que Valdemar chama de "plano de expansão e crescimento para 2022"? E como ficaria a parceria com o palanque ao Palácio Anchieta no grupo de Bolsonaro do ex-deputado federal Carlos Manato, até hoje sem partido, na eterna espera do presidente? Tem lugar para Manato e os "fiéis seguidores de Bolsonaro" no PL do Estado? Magno, já se sabe, tentará retornar ao Senado, de onde saiu em 2018 "mal das pernas", após uma derrota de reviravolta e escândalo judicial. Por aqui, não resta dúvida, será a prioridade do PL, afastando tudo e todos que possam reduzir sua condição e holofotes eleitorais. Se desta vez a filiação vingar, faltará ainda, portanto, "amarrar" as demais peças do projeto Bolsonaro do Espírito Santo.

Novela mexicana
O presidente, só para recordar, está há dois anos nessa novela e já negociou entradas no Patriota, PSL, PTB e PP. Nos dois primeiros, houve polêmica e pé na porta. O PTB continua sonhando com a filiação do presidente, enquanto o PP, depois das rejeições internas, formou maioria por aceitá-lo, mas nada se concretizou até agora.

Minúsculo
Como já dito aqui algumas vezes, o PL vem de um desempenho péssimo nas eleições de 2020 no Estado. Na Assembleia, só tem Alexandre Xambinho. Na Câmara, tinha Lauriete (PSC), mas a perdeu, e no Senado amargou a derrota inédita de Magno.

Dono do PL
Lauriete, aliás, é um exemplo claro da frase lá de cima, de Magno afastar tudo e todos que possam reduzir seu domínio político. Após terminar o casamento com o ex-senador, ela sofreu isolamento e rejeição no PL, conseguindo autorização da Justiça para sair sem perder o mandato.

Esperança
Expectativas para uns, alívios para outros. Com a movimentação do PL, a maior parte do PP capixaba renova as esperanças. A não ser o deputado federal Evair de Melo, o bloco liderado pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, é todo o governador Renato Casagrande (PSB), o alvo a ser batido pelos bolsonaristas no Estado. A filiação do presidente cria uma situação local pra lá de complicada.

Juntos, de novo
Por falar em Manato, ele e o deputado estadual Capitão Assumção (Patri) voltaram mesmo às boas. A reaproximação pública chamou atenção, primeiro, em audiência pública na Assembleia que reuniu os bolsonaristas para protestar contra o passaporte da vacina. Agora, os dois começaram a circular juntos pelo Estado, no projeto "Papo Conservador", voltado para as eleições de 2022 e que inclui, ainda, a deputada federal Soraya Manato (PSL).

Juntos, de novo II
Manato e Assumção, antes, eram unha e carne, mas nos últimos meses, ruídos internos apontaram para o afastamento dos dois, o que também ficou nítido para fora. Dos reais motivos, porém, não se tem certeza, só comentários.

Articulações
Final de semana agitado no mercado político capixaba. De um lado, as presenças do ex-prefeito de Vitória João Coser e da vereadora Karla Coser, ambos do PT, em evento do PSB em Vitória, registradas em foto com Casagrande, reforçaram o avanço da aliança entre os partidos negociada em âmbito nacional. Do outro...

Articulações II
...a defesa do ex-deputado e ex-vice-governador César Colnago de sua candidatura ao governo do Estado pelo PSDB, no embalo de mais uma visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa as prévias do partido para se viabilizar como presidenciável em 2022.

Articulações III
Eduardo Leite teria dito no evento, segundo Colnago, que um palanque próprio no Espírito Santo "seria interessante", mesma opinião já manifestada pelo seu concorrente, o governador de São Paulo, João Doria.

Impasse
No entanto, no caso de Leite, ele afirmou que irá respeitar a direção do ninho tucano no Estado. E é aí que morado o problema. O presidente estadual do PSDB, deputado Vandinho Leite, não tem se movimentado nesse sentido e está alinhado com Casagrande.

Nas redes
"Hoje [sábado, 24] estive no Congresso Municipal do PSB, um partido amigo e que sempre caminhou lado a lado com o PT. Apesar das divergências, sabemos que os partidos têm mais pautas em comum do que contrárias e que no momento o país precisa ainda mais dessa parceria. Torço e trabalho para que nacionalmente estejamos ao lado do presidente Lula na recondução do Brasil para o caminho certo". João Coser, do PT.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 4

Antônio em Terça, 26 Outubro 2021 14:40

Dois votos certos na próxima eleição: Bolsonaro e Magno Malta.

Dois votos certos na próxima eleição: Bolsonaro e Magno Malta.
guga em Terça, 26 Outubro 2021 15:01

Se é que pode chamar isso de partido, só olhar para o presidente do partido(Valdemar Costa Neto) aquele que até preso foi por corrupção e Malta que foi banido nas urnas e agora com a familicia junto, poderiam até arranjar uma vaga de deputado estadual para o Queiroz

Se é que pode chamar isso de partido, só olhar para o presidente do partido(Valdemar Costa Neto) aquele que até preso foi por corrupção e Malta que foi banido nas urnas e agora com a familicia junto, poderiam até arranjar uma vaga de deputado estadual para o Queiroz
Seu Madruga em Terça, 26 Outubro 2021 21:46

Estamos juntos, Bolsonaro reeleito e Magno Malta eleito.

Estamos juntos, Bolsonaro reeleito e Magno Malta eleito.
Agmarcarioca amigo do mito em Sexta, 29 Outubro 2021 16:51

Eu voto no melhor politico capixaba Sergio Meneguelli com pouco fez muito e meu amigo pqdt cavalao (apelido do mito)

Eu voto no melhor politico capixaba Sergio Meneguelli com pouco fez muito e meu amigo pqdt cavalao (apelido do mito)
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/