Quarta, 24 Abril 2024

Patente x política

assuncao_niltom_leonardo_sa Leonardo Sa
Leonardo Sa
As articulações eleitorais da disputa a prefeito em três dos principais municípios da Grande Vitória já inserem no cenário cinco militares, reproduzindo por aqui o movimento nacional que ganhou força nas últimas eleições de 2018, quando mais de 70 candidatos com patente foram eleitos para os legislativos, impulsionados pela "onda Bolsonaro" e pauta da Segurança Pública. Em Vitória, se declaram candidatos dois nomes que marcaram o embate entre o governo Paulo Hartung e a PM relacionado à greve de 2017, o ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Nylton Rodrigues (Novo), e o deputado estadual Capitão Assumção (Patri). Como tratado aqui na coluna no final do ano passado, vão repetir, como tudo indica, a "arena da greve", colocando à prova os efeitos do movimento que até hoje reverberam na tropa. Em Vila Velha, entrou em campo o diretor de Comunicação do Corpo de Bombeiros, Coronel Wagner Borges, que ainda não cravou publicamente o partido que irá erguer seu palanque, mas chega tendo como padrinho o senador Marcos do Val (Podemos), eleito na "mesma pegada" só que com a estratégia da Swat, e vem da coordenação do Projeto Político Militar (PPM) do Espírito Santo. Já em Cariacica, um ex-PSL, o Subtenente Assis (PRTB), também dos Bombeiros, aliado do grupo de Assumção e concorrente derrotado ao Senado nas últimas eleições e um recém-chegado ao partido, o vereador e cabo Joel da Costa, também estão na lista de cotados a candidato. Só ficou de fora, nessa área, a Serra. Mas, se contar os quadros da Polícia Civil, a lista amplia para todos os lados. Imagina, então, acrescentar os candidatos a vereador com o emblema das forças da segurança...a onda, definitivamente, ainda não passou, resta saber se vem com a mesma força, ou se vai virar marola em 2020.

Quadros

Da PC, anunciaram pré-candidaturas à prefeitura o deputado e delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória; o também deputado Euclério Sampaio (DEM), que é investigador, em Cariacica; e a delegada Gracimere Gaviorno (PSC), na Serra.

Bloco
Esse movimento de 2018, como se sabe, fez o PSL eleger a maior bancada na Assembleia Legislativa, com Assumção, Coronel Alexandre Quintino e delegado Danilo Bahiense. Único que entrou sem fazer parte da área foi Torino Marques.

Territórios
De lá até hoje, o PSL já "desandou", a bancada também rachou, mas todos testarão as forças na campanha, seja como candidato ou cabo eleitoral. Bahiense, aliás, seria mais um palanque da PC, mas foi barrado pelo partido, que trocou de mãos no Estado e está alinhado ao governo Renato Casagrande.

Testes
Em números nacionais, o resultado das eleições representou aumento de mais de 300% de participação de representantes das forças policiais no Congresso e legislativos estaduais. Esse crescimento, agora, será colocado à prova. Testes do eleitorado e da "onda Bolsonaro".

Pagou o preço
Os vídeos que circularam nas redes sociais no final de semana e a detenção de André Peçanha Lopes, irmão do prefeito de Itapemirim (sul do Estado) Thiago Peçanha, acusado de ameaçar um cidadão com uma arma no município, custaram sua demissão da Assembleia. Ato foi publicado nessa quarta (22), por decisão do deputado Euclério Sampaio (DEM). André ocupava cargo comissionado em seu gabinete, de assistente de representação parlamentar.

Sem surpresa
Como esperado, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), acionou a Justiça para não pagar o auxílio emergencial promulgado pela Câmara de Vereadores, de três parcelas de R$ 500, na pandemia do coronavírus. Os capítulos desse embate se repetem há dias, numa queda de braço entre o legislativo e executivo, envolvendo também o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB). Por enquanto, fica tudo como está (Audifax começou a pagar seu próprio auxilio, bem menor, de R$ 300 ao todo).

Melhoras!
A deputada estadual Janete de Sá (PMN), internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por complicações da Covid-19, reage ao tratamento e apresentou pequena melhora na inflamação no pulmão. A coluna deseja mais avanços e plena recuperação! Ela é a sexta parlamentar da Casa a contrair o vírus.

Aberta a temporada
Tem mais outdoors espalhados pela Grande Vitória com frases pró-Bolsonaro. A deputada federal Soraya Manato (PSL) publicou em suas redes sociais foto de um que diz: "Os capixabas apoiam Jair Bolsonaro e sua equipe de governo", assinado pelo Movimento Ação Brasil. Nem todos capixabas, nem todos...

Retorno, não
Entidades representativas dos servidores estaduais encaminharam ofício à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), reivindicando a prorrogação do decreto que estabeleceu o teletrabalho e revezamento nos órgãos do governo até o dia 31 deste mês devido à pandemia. Alguma chance de não prorrogar? Não é possível! Se bem que...do jeito que as coisas andam, com as ruas cheias, não duvido de mais nada.

PENSAMENTO:
"Não há verdade verdadeira que não seja subjetiva, isto é apropriada". Soren Kierkegaard

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 2

RONALDO CHAGAS em Segunda, 27 Julho 2020 16:10

Em Cariacica, precisamos de um gestor. Prefeita ou prefeita, que não venha pra cidade fazer politicagem, e sim administrar com seriedade e competência. Vai pegar uma prefeitura endividada, comprometida com empréstimos da atual gestão. Além do pós pandemia, que vai agravar a situação financeira, compelindo a reduzir investimentos. Contudo, haverá uma explosão na educação, de alunos oriundos de rede privada, que está quebrando, e ainda pais, que não conseguem mais pagar. O mesmo acontecerá na saúde, que a demanda vai aumentar.
Para tanto, queremos um gestor que tenha relações com o governo estadual e não feche as portas para o federal.

Em Cariacica, precisamos de um gestor. Prefeita ou prefeita, que não venha pra cidade fazer politicagem, e sim administrar com seriedade e competência. Vai pegar uma prefeitura endividada, comprometida com empréstimos da atual gestão. Além do pós pandemia, que vai agravar a situação financeira, compelindo a reduzir investimentos. Contudo, haverá uma explosão na educação, de alunos oriundos de rede privada, que está quebrando, e ainda pais, que não conseguem mais pagar. O mesmo acontecerá na saúde, que a demanda vai aumentar. Para tanto, queremos um gestor que tenha relações com o governo estadual e não feche as portas para o federal.
silvio leite em Terça, 28 Julho 2020 05:16

Faltou citar o Coronel Ferrari, pré candidato a prefeito em Guarapari, além de ser um ótimo gestor capacitado e com experiência em diversos setores, poderá transformar Guarapari através de um choque de gestão, em uma cidade modelo para o Brasil.

Faltou citar o Coronel Ferrari, pré candidato a prefeito em Guarapari, além de ser um ótimo gestor capacitado e com experiência em diversos setores, poderá transformar Guarapari através de um choque de gestão, em uma cidade modelo para o Brasil.
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/