quinta-feira, outubro 3, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, outubro 3, 2024
quinta-feira, outubro 3, 2024

Leia Também:

​Pontos em aberto

A convenção do PSDB/Cidadania e as dúvidas em torno do palanque de Luiz Paulo em Vitória

Redes Sociais

O PSDB, federado com o Cidadania, realiza convenção neste sábado (20), às 9h, no Centro de Convenções de Vitória, quando vai referendar a pré-candidatura majoritária do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas. Até aí, sem novidades! Resta saber como será fechado o bloco de alianças, se terá o PSD, e se o vice que foi anunciado, Victor Ricciardi, do União Brasil, ficará mesmo na chapa. Há poucos dias, reunião com lideranças partidárias do “grupo dos seis” ganhou mais uma adesão, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), somando agora sete legendas na composição. O PSD, segundo citação de Luiz Paulo, segue na área, mas…veremos! Após o bloco convergir em torno do tucano e o PSD recuar com a pré-candidatura do deputado Fabrício Gandini, o presidente do partido, Renzo Vasconcelos, passou a se movimentar em outras bandas, leia-se na direção do prefeito, Lorenzo Pazolini, do Republicanos, legenda com quem caminha junto em outros municípios. No caso da vaga de vice, Luiz Paulo lançou o advogado Victor, como se diz no popular, “do nada”, em meio às polêmicas de comando do União Brasil no Estado. O presidente, Felipe Rigoni, secretário de Estado de Meio Ambiente, é um dos principais entusiastas do palanque do ex-prefeito e agora divide espaço com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, que apoia projetos divergentes nas eleições deste ano. A previsão de Luiz Paulo era deixar essa decisão para depois, mas o nome veio com antecedência e na pressa, tudo indica, para demarcação de território político. Em breve, todas as respostas…

Vai e volta
Sentido contrário de Renzo fez o ex-vice-governador e ex-deputado, César Colnago, que militou no PSDB por anos e anos. Ele foi exonerado da Secretaria de Saúde de Cariacica por apoiar Pazolini, oposição ao grupo do prefeito, Euclério Sampaio (MDB). Mas acabou nos braços de Luiz Paulo.

Tête-à-tête
Ainda na Capital, a atual vice-prefeita, Capitã Estéfane (Podemos), que se declara pré-candidata e transita na mesma área política, se reuniu outro dia com o governador, Renato Casagrande (PSB). No cardápio, justamente, a eleição municipal. Disse a capitã nas redes sociais: “Sabemos a importância de ter um líder estadual que respeita as mulheres e acredita na força feminina”.

‘Blocão’
Voltando a Euclério, o nome do prefeito também será oficializado em convenção do MDB neste domingo (21), às 9h, no Matrix Hall. O evento, sem dúvida, atrairá a classe política em peso. Euclério, não é novidade, se movimenta para um projeto de unanimidade, o que inclui a formação de uma frente ampla, reunindo até uma lista de ex-adversários.

Nos bairros
Já o palanque de oposição, representado novamente por Célia Tavares (PT), iniciou o “Movimento Viva Voz”, que vai percorrer todos os bairros do município, para a construção do plano de governo. O principal cabo eleitoral do partido, como se sabe, é o deputado federal Helder Salomão.

Nas internas
Em Colatina, noroeste do Estado, onde Renzo Vasconcelos é pré-candidato, a atenção segue voltada para o ex-prefeito e deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos). Ele se reuniu com Renzo na semana passada, para um café da tarde, mas nada ainda de declarar apoio…

Jogadas
O partido de Serginho, vale lembrar, está no palanque do presidente do PSD, mas ele tem preferido emitir sinais confusos, até de que poderia ser candidato. Hoje, as movimentações não indicam essa possibilidade.

Vaga em disputa
O Podemos também realiza sua convenção em Vila Velha logo na abertura do prazo, neste sábado (20), às 8h30, no Centro de Convenções do município. Por lá, onde o prefeito Arnaldinho Borgo já reúne um tanto de partido, a dúvida paira sobre a vice. O presidente da Câmara, Bruno Lorenzutti (MDB), é o principal cotado desde o início, mas…


Vaga em disputa II
…pesa na balança a indicação do PSB, de Casagrande, “investidor” da reeleição do prefeito. No partido, porém, não há consenso. Estão no páreo Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, quadro antigo do PSB e pai do deputado federal Victor Linhalis, e a vereadora Patrícia Crizanto.

Nas redes
“Dia do Homem? É mesmo necessário criar isso? Definitivamente, não! Eu acreditei que o bom senso dos vereadores poderia barrar esse escárnio. Me enganei, infelizmente. É uma vergonha um projeto desse ser pautado e aprovado na Câmara Municipal de Vitória (…)”. Karla Coser, vereadora pelo PT, sobre projeto de autoria de Davi Esmael (Republicanos).

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas