Sábado, 27 Abril 2024

Qualquer semelhança...

arnaldinho_operacao_reproducao Reprodução
Reprodução

A campanha eleitoral para a Prefeitura de Vila Velha já dá seu tom, com bastante antecedência, na esteira das últimas mexidas do tabuleiro. Com a clara movimentação do "Rambo Capixaba", o ex-secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, em erguer seu palanque majoritário, entrou também em cena o prefeito "linha dura". Vídeo de uma operação integrada realizada em conjunto com o governo do Estado não passou despercebido nem pelos olhares menos atentos. Não só pela semelhança com o perfil de Ramalho e o uso que ele sempre fez das redes sociais nesse sentido, como pelas palavras usadas por Arnaldinho Borgo (Podemos): "a ordem foi dada"; "vagabundo no cofre e cidadão de bem em paz"; "criminoso não vai ter sossego"; e "vão e vençam" – aqui, falando diretamente com as forças de segurança que atuaram na operação. Junto com o prefeito, também são personagens o secretário que sucedeu Ramalho, Eugênio Ricas, e o comandante- geral da Polícia Militar, Douglas Caus. A operação mostrou prisões, apreensões de drogas, cães farejadores e tudo mais que teve direito, com ênfase ainda na Guarda Municipal de Arnaldinho, que ainda avisou: "as ações serão constantes!". Esse perfil político, como analisado nesta coluna em outras ocasiões, encontra terreno fértil em Vila Velha, com boa parte do eleitorado de direita, bolsonarista e conservador. Não à toa, a cidade virou um dos principais points das manifestações verde-amarelo dos últimos anos. Arnaldinho, como se vê, não vai deixar Ramalho surfar sozinho nessa onda e entrou rápido em campo para mostrar serviço na área que promete predominar o debate eleitoral no município. E aí, quem convence mais?

Mantra
Por falar na Guarda, Arnaldinho também empossou, no mesmo embalo, 65 novos agentes. Repetiu uma das frases acima e mais um pouco: "vão e vençam, combatam o mal, trabalhem integrados com os coirmãos das demais forças de segurança".

Duas máquinas
O prefeito destacou que "a integração agora vai funcionar", reiterando a realização de novas operações, certamente, com mais mídias e frases de efeito. Arnaldinho, vale lembrar, é o palanque do governador Renato Casagrande em Vila Velha. Quer dizer, duas máquinas fortes em atuação no pleito.

Muro alto
Ramalho também tem relações com o governador, mas a insistência na candidatura em Vila Velha, os colocam em campos opostos. O ex-secretário, tudo indica, vai disputar pelo Republicanos, em provável aliança com o PL e PP, bloco que se articula para tomar o poder do grupo de Casagrande em 2026.

Capitão
Ramalho, aliás, deixou mais do que claro nesse domingo (25) - dia do ato a favor de Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo -, o público que pretende conquistar no município. Com foto batendo continência e a bandeira do Brasil ao fundo, publicou: "Nosso apoio e eterna admiração Capitão. Acredito na verdadeira democracia. Viva a Liberdade!!!". 

Coronel
O ex-secretário tem na discrição do seu perfil no Instagram a chamada "pra cima deles" e, desde o ano passado, acentuou a propagação da imagem de "herói" e temido pela criminalidade. À frente da pasta estadual, também explorou publicações midiáticas e vídeos de apreensões, prisões e armas, tendo ele próprio como figura principal.

Alcance
Tanto Ramalho quanto Arnaldinho têm amplo alcance nas redes sociais. O primeiro, porém, tem acumulado saltos no número de seguidores em períodos curtos de tempo. Ele hoje soma 101 mil, enquanto o prefeito 164 mil. Quer dizer, a disputa também passará por esse campo.

Colecionador
O deputado federal Gilvan da Federal (PL) vai responder a mais um inquérito por calúnia e difamação. Desta vez, autorizado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa sexta-feira (23), devido à fala que fez durante o ato do Movimento Pró-Armas, em 2023. O alvo foi o presidente Lula, chamado por ele de "ladrão" e "corrupto".

Oficial
Com o comunicado à Assembleia Legislativa feito pelo deputado estadual Alexandre Xambinho, a bancada do Podemos passa, oficialmente, a ter quatro deputados, alterando a composição no plenário. O Podemos, agora, empata com o Republicanos, ambos na segunda posição, atrás apenas do PL, com cinco parlamentares.

Nas redes
"Protocolei projeto de lei em defesa dos direitos dos entregadores que trabalham com aplicativos no Espírito Santo. É uma categoria fundamental no dia a dia de grande parte da sociedade, mas que ainda tem muitos direitos negados (...)". Iriny Lopes, deputada estadual pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Nova rodada

De volta a campo, Ramalho tem tête-à-tête com Erick Musso, do Republicanos, possível futuro partidário
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/nova-rodada

Capítulos eleitorais

Coronel Ramalho termina o ano mais blogueiro do que nunca e ainda sem demarcar para onde vai em 2024
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/capitulos-eleitorais

'Rambo Capixaba', o retorno

Ações do coronel Ramalho remetem à fórmula executada no passado por quem...quem? Rodney Miranda!
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/rambo-capixaba-o-retorno

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/