quinta-feira, outubro 3, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, outubro 3, 2024
quinta-feira, outubro 3, 2024

Leia Também:

Quebra-cabeça

Eleição em Pinheiros: PSB-PP consolidam aliança, e pesquisa é barrada pela Justiça

Redes Sociais

O cenário da disputa majoritária em Pinheiros, que há meses atrai várias lideranças da classe política e do governo do Estado, afunilou, mas ainda pouco! PSB e PP resolveram se unir no pleito, aliança confirmada em convenção nessa terça-feira (23), com a consolidação da vice para o vereador Welton Pezão (PP), junto com o ex-superintendente de Saúde do Norte do Estado, Edilson Monteiro (PSB) na cabeça de chapa. O também vereador Lucas Sá se mantém no páreo ao lado do pastor Cristiano Rebouças, ambos do PDT, partido que acaba de conseguir na Justiça a proibição de divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela Editora em Pauta Jornalismo e Publicidade LTDA, que colocou o ex-deputado estadual e ex-prefeito Gildevan Fernandes (União) na liderança no município. O fato rende burburinho no mercado e na cidade, garantindo mais pimenta nas movimentações. A outra frente da eleição, como já citado aqui na coluna, é liderada pelo atual vice-prefeito, Aloisio Lulinha, do Podemos. Nome apoiado pelo prefeito, Arnóbio Pinheiros (Cidadania), que também transita por outras pré-candidaturas, Lulinha sinalizava emplacar na vice o ex-secretário Valdemar Andrade, apontado como o “Mago das Finanças”, que deixou o cargo para entrar na disputa. Nas últimas semanas, porém, a articulação ganhou ares de mistério. Também seguem no páreo, até que se prove o contrário, o ex-presidente da Câmara, Bê do Sobrado (MDB), e Paulo Jovânio (PSDB), jornalista e publicitário. Neste último bloco, o “x” da questão é o mesmo: as duas legendas, da base de Casagrande, já estariam com os dois pés na frente formada pelo PSB. Os próximos dias, até o fim do prazo das convenções, em 5 de agosto, prometem!

Irregularidades
A polêmica da pesquisa, chamada de “suspeita” por Lucas Sá, e que teria sido paga, segundo ele denunciou, por um incentivador da campanha de Gildevan, foi barrada nessa terça-feira (23). O juiz eleitoral Andre Bijos Dadalto acatou as alegações do PDT de irregularidades sobre os procedimentos relativos ao registro e à divulgação dos dados. Neste caso, ausência de ponderação quanto ao nível econômico dos eleitores.

Irregularidades II
A pesquisa foi registrada sob o número ES 9974/2024, mas o juiz constatou a falta das informações devidas, “podendo eventuais falhas e/ou manipulação de dados gerar prejuízos ao interesse público e ao resultado do processo político eleitoral de forma geral”. A empresa foi obrigada a remover a divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.

‘Vestígios’
Como a matéria ficou indisponível nos veículos locais, a única informação que a coluna tem sobre a pesquisa é o que permanece nas redes sociais de Gildevan, com o índice que seria atribuído a ele em relação ao segundo colocado, não citado. É impossível, portanto, analisar o quadro completo, mas a distância deixaria o ex-deputado, de fato, “numa boa”.

Em formação
De volta ao palanque de Edilson Monteiro, o que ecoa dos bastidores é que ele teria ao seu redor, além do PSB e PP, oito partidos, incluindo o PSDB/Cidadania e o MDB, dos pré-candidatos Paulo Jovânio e Bê do Sobrado. No mais, a composição agregaria o Republicanos, a Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, e o PSD, Agir e DC.

Capítulos
Paulo Jovânio, no início do mês, publicou um vídeo nas redes sociais apontando “opressão e tratoragem” do diretório municipal tucano à sua pré-candidatura. A movimentação seria justamente para fechar a coligação com o PSB, que disse dominar o ninho tucano municipal…

Capítulos II
…no final da semana passada, em outro vídeo, ele disse que ainda estava na disputa e quis vender seu peixe pessoal. Nesta quarta, posou com o presidente estadual do PSDB, deputado Vandinho Leite, com a legenda: “discutindo boas ideias sobre nossa querida Pinheiros”.

Estratégia
Já Bê do Sobrado tem feito publicações sobre sua trajetória política nas redes sociais, principalmente quando esteve à frente da Câmara de Vereadores. Na mais recente, lançou: “Já tem muita promessa por aí, não é mesmo? Mas eu quero te lembrar de uma coisa: aqui temos resultados e uma história de longa data!”. Veremos, em breve, o desfecho do tabuleiro!

Internas
Uma pergunta que ainda está no ar é quem seria o vice de Gildevan, e os partidos aliados? Por ora, as informações não parecem tão evidentes. Cartas – emails – para a coluna!

Nas redes
“E com muita alegria que recebo a notícia da liderança nas pesquisas. Amo nossa cidade, amo nosso povo, e ter esse reconhecimento é um sentimento sem igual. Seguiremos firmes no propósito, sempre com muita humildade e pé no chão”. Gildevan Fernandes, atrás dos bônus nos dados de pesquisa barrada em Pinheiros.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas