Domingo, 28 Abril 2024

Tabuleiro em formação

davitoria_PP_convencao_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

Com espaço garantido na mesa de negociação das eleições de 2024, após o crescimento registrado no último pleito, o PP, comandado pelo deputado federal Da Vitória, avança nos municípios e amplia o leque de filiações. Nos últimos dias, além da movimentação na região estratégica da Grande Vitória, com a confirmação da entrada na legenda de Audifax Barcelos (sem partido) e festa anunciada para o próximo dia 2, o que garante palanque no maior colégio eleitoral do Estado, foram definidas cabeças de chapa no interior, como Brejetuba, Montanha e Ibitirama, que terão como puxadores, respectivamente, Romerinho Badaró – presidente da Cooperativa de Transporte Rural (Cooper – Rural) - e os empresários Tião da Ração e Romildo Pité. O PP fez seis prefeitos em 2020, dois já em segundo mandato, e agora precisa ampliar a marca, para demarcar território no Espírito Santo, de olho nas eleições de 2026, quando estará em jogo a disputa de poder envolvendo o atual grupo do governador Renato Casagrande (PSB). Da Vitória é uma das peças-chave desse tabuleiro, descolado do bloco atual, e cotado para majoritárias – Senado ou o próprio Governo -, com amarrações que têm início desde agora e envolvem também importantes composições. Das 78 cidades capixabas, o que o "novo" PP levará, afinal?

Alianças
Em Vitória, há pouco tempo, a aliança com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) era certa, o que gerou até ruídos com Casagrande, já que o PP é da base. Da Vitória, por ora, recuou. Em Vila Velha, o partido, embora tenha o ex-prefeito Neucimar Fraga, deve apoiar a reeleição de Arnaldinho Borgo (Podemos), assim como Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica.

Levou 
Na Serra, o partido levou a melhor na disputa com o PL, do senador Magno Malta, que pretendia filiar Audifax. O ex-prefeito já estava com os dois pés no novo partido há meses, só faltava o anúncio oficial. 

Cadeiras
Os atuais prefeitos do PP são Fabrício do Posto, de Apiacá, e Wanzete Kruger, de Domingos Martins, ambos reeleitos em 2020; Diego Krentz, de Ibiraçu; Romário, de Iúna; Nei Castelari, de Rio Novo do Sul; e Davi, de Vila Valério.

Cenário
Em Brejetuba, Romarinho estava filiado ao PSDB. Ele chegou a colocar o nome no cenário em 2020 à prefeitura, mas não disputou. O atual dono da cadeira é Levi da Macedinha (PDT), que superou o então candidato do PP, Paulinho da Autoescola, que outro dia estava em encontro com Erick Musso, presidente estadual do Republicanos.

Cenário II
No caso de Montanha, hoje nas mãos de um quadro do PSB, André Sampaio, o empresário Tião da Ração pertencia à mesma legenda. Ele é ligado ao prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro (Cidadania).

Cenário III
Já Ibitirama passou por eleição suplementar após perda do mandato de Paulo Lemos (PSD). O prefeito eleito foi Ailton Vein, do PSDB, ex-presidente da Câmara de Vereadores, que derrotou Reginaldo (PSB). Personagens que, tudo indica, devem permanecer no jogo em 2024.

De fora
O governador Renato Casagrande não assinou a nota do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil) com críticas à reforma Tributária. "O Senado piorou o que veio da Câmara, mas o resultado ainda é muito melhor do que o que temos hoje", alegou à coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

De fora II
O consórcio reúne os estados do Sul e do Sudeste e já registrou polêmicas, como as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), contra o Nordeste. Como não poderia deixar de ser, a posição de Casagrande virou discurso na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (13), pelo bolsonarista Lucas Polese (PL). Daí incluiu de tudo, o presidente Lula e afins...

Circulou
Por falar em bolsonaristas, circula nas redes sociais os vídeos da visita do ex-presidente no Estado na última sexta-feira (10). Jair Bolsonaro passou por Vitória, Vila Velha, Viana e Cariacica antes de receber honrarias na Assembleia. Não foi aquele "auê" de antes, mas deu para fazer um barulho. Veremos em ano de eleição, qual será a estratégia do PL capixaba!

Nas redes
"Os profissionais da educação de Vitória merecem muito mais! Para tentar corrigir a crueldade que a gestão do prefeito Pazolini fez com os profissionais da educação de Vitória, o nosso mandato protocolou dois projetos de lei para alterar o 'bônus' que tem retirado direitos e obrigado profissionais a trabalharem adoecidos (...)". Karla Coser, vereadora pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Juntos e misturados

Exoneração de secretário começa a dar forma ao arranjo do PP e Republicanos no projeto de reeleição de Pazolini
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/juntos-e-misturados-1

Espaços na mesa

Com bala na agulha, PP e Da Vitória atraem lideranças de diferentes interesses e partidos. Quem dá mais?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/espacos-na-mesa

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/