Sábado, 27 Abril 2024

Teste duplo

rafaelprimo_contarato_reproducao Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

Com as eleições de novembro deste ano ganhando cada vez mais forma em Vila Velha, o senador Fabiano Contarato (Rede) avança na posição de principal cabo eleitoral do administrador Rafael Primo, que faz sua estreia em campanha, num campo até agora congestionado de candidatos à prefeitura. O parlamentar replicou vídeo em suas redes sociais, divulgado antes pelo correligionário, em que reforça seu "integral apoio" e também o liga ao seu perfil social. "Ele, assim como eu, entende que vivemos numa democracia, em que todos são iguais perante a lei", apontou Contarato, dizendo que Rafael "tem sensibilidade ao se colocar na dor do outro e transita em todas as áreas, independentemente de raça, cor, etnia, religião ou origem". Campeão de votos ao Senado em sua estreia, em 2018, com a marca de R$ 1,1 milhão, numa disputa que desbancou Magno Malta (PL) e Ricardo Ferraço (PSDB), Contarato registrou seu maior desempenho em Vila Velha, onde mora, com 168,9 mil votos, e em Vitória (141,5 mil). Mas desde que assumiu posições fortes em Brasília e passou a protagonizar um mandato combativo e atuante, com uma séria de ações judiciais e denúncias contra o Governo Bolsonaro, inclusive em âmbito internacional, tornou-se alvo de sucessivos ataques nas redes sociais, se consolidando, em um País tão polarizado, como um político da máxima "ame ou odeie". Condição bem distante, porém, de poder menosprezá-lo como potencial apoio de peso em eleições municipais. Extremos e variáveis da disputa à parte (são muitas), Vila Velha tem tudo para servir de termômetro duplo: para Rafael, nas urnas, e também Contarato, agora, como "reboque".

Sem volta
Nessa segunda-feira (3), Rafael usou as redes sociais para "marcar um novo momento da pré-campanha". Refutou qualquer possibilidade de recuo e disse que seguirá "aglutinando e dialogando com a nossa cidade" e que "não adianta se colocar como voz da mudança, se não dermos voz aos cidadãos, aos moradores".

Verdes
De novidade no pleito até agora, com título de estreante em política, mesmo, tem ele; o Coronel Wagner Borges, que não diz o partido, embora os bastidores sinalizem o Avante; e o procurador e professor Dalton Morais (Novo). No mais, são figuras já bem repetidas do mercado e os intermediários (isso é papo pra outra coluna).

Atrás da onda
Em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, o vice-prefeito Jonas Nogueira (PL) segue no esforço de disputar a eleição com o "selo Bolsonaro". Nas redes sociais, já postou fotos ao lado do presidente tiradas em 2017, em Brasília, e em protesto de rua contra Dilma no Estado. Também tem defendido a implantação de uma escola cívico-militar no município. Jonas, rompido com o prefeito Victor Coelho (PSB), é ligado a Carlos Manato, ex-PSL.

Missão árdua
Manato, aliás, também continua na batalha para formar o Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro, que ainda não conseguiu sair do papel. Ele divulga em seus perfis na internet o link para preenchimento da ficha de filiação, para ver se agora "anda". Notícias nacionais apontam diversos erros (61%) nos registros necessários para a criação da nova legenda e meta atingida de apenas 3% do total de 492 mil eleitores exigidos.

Inauguração
Ainda nessa área, o deputado Capitão Assumção (Patri) instalou seu próprio outdoor em Jardim Camburi, Vitória. O tema, como não poderia deixar de ser, é cloroquina. Na imagem tem a caixa do remédio, de uso pra lá de controverso e rejeitado, o presidente dando um "joinha", e as frases "tratamento precoce salva vidas" e "fechado com Bolsonaro". Agora o auge da forçada de barra: vai ter inauguração "em breve", avisou.

Interesses
A Assembleia Legislativa entrou em clima de campanha, como ocorre todo ano de disputa. Sessões pouco lucrativas ou términos bem mais cedo, como registrado nesta terça-feira (4), quando os trabalhos foram encerrados às 16h36. Teve queixa de Dr. Hércules (MDB), um rebate ali, outro aqui, e ficou por isso mesmo.

Entrevistas
O projeto Política na Raça, que pretende dar voz às pré-candidaturas negras e com afinidade às pautas de luta no Estado, realiza uma série de lives a partir desta quarta-feira (5), às 19h, começando por Camila Valadão, do Psol, que tentará mais uma vez se eleger à Câmara de Vitória. Em 2016, ela foi a quinta mais votada, mas não entrou devido à regra de coligação, agora eliminada dos pleitos.

Entrevistas II
Nas semanas seguintes serão ouvidos os também candidatos à Câmara Jocelino Júnior (PT), militante do movimento negro e atuante na Piedade, no dia 18; Drica Monteiro (Cidadania), que atua em favor das mulheres e na periferia, no dia 15; e Wesley Lacerda (PT), educador popular do Cursinho Tereza De Benguela, em 26 de agosto. As transmissões serão realizadas no Youtube do projeto.

Direitos
Também realiza live nesta quarta, às 19h, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos (Sindipúblicos), em seu Facebook. Com o advogado Célio Picorelli, o presidente da entidade, Tadeu Guerzet, além do vice Rodrigo Rodrigues e o diretor de Comunicação Iran Milanez. Tema: direitos durante a pandemia e, principalmente, no retorno às atividades determinado pelo Governo Casagrande, o já que gerou ofício e muita insatisfação.

PENSAMENTO:
Suporta-se com muita paciência a dor no fígado alheio. Machado de Assis

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

RONALDO CHAGAS VIEIRA em Terça, 11 Agosto 2020 16:53

O Senador Contarato, entrado na contra mão da história.

O Senador Contarato, entrado na contra mão da história.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/