Sábado, 20 Abril 2024

Tête-à-tête

max_casagrande_leonardo_sa-7337 Leonardo Sá
Leonardo Sá

A confirmação da aliança do PSB com o prefeito Max Filho (PSDB) na disputa à reeleição em Vila Velha joga luz na disputa de 2022, quando o governador Renato Casagrande terá como meta se manter no poder, caminho que começa a ser percorrido desde já, com as articulações e resultados das urnas de novembro deste ano. Isso porque, não é novidade, Max tem como projeto político disputar o governo, como tentou em 2018 durante três meses de intensas conversas, mas se viu obrigado a desistir depois de não conseguir viabilizar um partido de peso que sustentasse seu palanque, sem falar, também, das conhecidas interferências do ex-governador Paulo Hartung, na época considerado candidato certo à reeleição. Agora, com uma disputa prevista para ser "sangrenta", Max investiu para conseguir a adesão do PSB e, até a noite dessa quarta-feira (16), na convenção do ninho tucano, a negociação não havia sido fechada, faltando as tais contrapartidas que envolvem toda mesa política. O prefeito defendia repetir a chapa com o aliado Jorge Carreta na vice (PP), sem o PSB, que também esperava o "lance" do palanque adversário, até então, debatido entre o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e o deputado estadual Dr. Hércules (MDB). A decisão desse lado saiu na madrugada desta quinta e nada de contemplar, também, o PSB na vice, ocupada pelo vereador Ricardo Chiabai (Cidadania) ao lado de Neucimar, com apoio de Dr. Hércules. O que se sabe, até agora, é que as últimas movimentações que consolidaram a parceria, mantendo Carreta, foi a ida do PP para o palanque do vice-prefeito Sérgio Sá (PSB) em Vitória, o que não chega a ser nada além do esperado, já que o partido ficou a ver navios sem o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), e seu comandante é um aliado fiel do governador, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente. Se o cenário assim se mantiver até o dia 26 de setembro, sem reviravoltas, a grande questão, mesmo, pula para 2022, ano crucial para o governador. Como fica o acordo com Max, principalmente se o prefeito levar a reeleição e se credenciar, mais uma vez, ao Palácio Anchieta?

Um pulo pra lá
Na convenção do PSDB, além dos discursos na direção do PSB, tratados aqui na coluna passada, também houve projeção animada para 2022, mas de forma mais contida. Como quem diz, primeiro a reeleição de Max, depois o governo.

Briga conhecida
Aliás, enquanto o prefeito vai explorar palavras como "retrocesso, descaso e virar as costas para o povo" para desgastar seu conhecido adversário, Neucimar Fraga (PSD) já apareceu com seu slogan: "a retomada é agora".

Saga
A definição do grupo de Neucimar mostra, de novo, que a luta do deputado estadual Dr. Hércules (MDB) para ser candidato a prefeito não tem mesmo fim. Pela terceira vez, sai de cena aos 45 minutos do segundo tempo. Fora as tentativas que nem saíram do papel. Que coisa!

Internas
Hércules anunciou nas redes sociais que ouviu apoiadores e chegou à conclusão que era melhor permanecer na Assembleia. Mas, certamente, "há caroço nesse angu". Até outro dia, ele não admitia ficar de fora da disputa, nem da cabeça de chapa. Nas últimas eleições, vale lembrar, sobraram ruídos dele e de José Esmeraldo contra a cúpula do MDB, leia-se Lelo Coimbra, por falta de apoio.

'Aliança Cívica'
Com a entrada do PP na coligação de Sérgio Sá, a "Aliança Cívica por Vitória", que pretendia agregar Luiz Paulo, Rede e PP, acabou toda nos braços do vice-prefeito. A decisão da Rede veio primeiro, com a composição na vice de Laís Garcia, e agora chegou o PP. O presidente municipal da legenda, Marcos Delmaestro, era cotado como vice do tucano.

PMN com quem?
A convenção que lançou o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) à prefeitura de Vitória na noite dessa quarta anunciou adesão ao palanque do PSL, PDT, Podemos, Avante e PMN. Mas, no último caso, há controvérsias. O PL, legenda do ex-senador Magno Malta, diz que o PMN está fechado com o engenheiro Halpher Luiggi. O apoio ao palanque está na ata da convenção do partido.

'Juntos'
Em Cariacica, a esquisita adesão do Cidadania ao palanque do deputado estadual Euclério Sampaio (DEM), já gerou meme. Circulas nas redes sociais uma foto com meio rosto de Euclério e outro meio do prefeito Juninho (Cidadania), com a palavra "Juntos" e "Cariacica precisa de união".

'Juntos' II
A entrada do Cidadania, de fato, gerou questionamentos. O principal cabo eleitoral de Euclério no município hoje e que era considerado o favorito na disputa, é o também deputado Marcelo Santos (Podemos), adversário de Juninho. O prefeito até agora nada disse sobre seu apoio pessoal.

Composição
No município, também foi confirmada a candidatura do ex-deputada Sandro Locutor (Pros) com Gelí Siqueira, do PSDB, na vice. Ele é filho da vereadora Ilma Siqueira e presidente do ninho tucano de Cariacica. O evento contou com a presença de...adivinha?

Em todas (e mais um pouco)
...a vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB), que é vista em praticamente todos os lugares e palanques em Cariacica.

PENSAMENTO:
O erro é criar hábitos. Oscar Wilde

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/