Sábado, 20 Abril 2024

'Eis me aqui de novo'

max_filho_leonardo_sa-8967 Leonardo Sá
Leonardo Sá

"Eis me aqui de novo, estou pronto!". Com essa frase, o prefeito Max Filho (PSDB) está oficialmente no páreo à reeleição em Vila Velha e vai explorar, como mostrou na convenção do partido na noite desta quarta-feira (16), o discurso da "experiência, não aventura" e "pacote de obras" para enfrentar seus adversários na disputa de novembro deste ano, que não serão poucos, incluindo novatos e nomes tão conhecidos do eleitorado quanto ele. Com apoio inicial de cinco partidos, anunciados no evento - DEM, PP, DC, PMN e PSC – a meta principal é conseguir a adesão do PSB, do governador Renato Casagrande, até o próximo dia 26. A parceria da gestão municipal com o governo foi exaltada diversas vezes, com direito à pressão ao presidente do diretório municipal, Harlen Silva, que não só compôs a mesa, como citou a presença da "maior parte da executiva estadual". Ele fez discurso incisivo sobre as relações entre Max e Casagrande, apontando como sinal claro os investimentos programados de mais de R$ 1 bilhão no município até o final deste ano, destacou que "Casagrande é meio canela-verde", e se dirigiu a Max dizendo "que estamos caminhando bem". Mas, apesar dos confetes trocados, dos sinais e das falas, o evento terminou sem o tão esperado anúncio oficial, que já foi pauta de reuniões a portas fechadas nos últimos dias. "A parceria político-administrativa já está selada. Não sei se a política-eleitoral com o partido do governador vai rolar. Mas se der, estamos de braços abertos", reforçou Max, puxando a torcida da plateia ao final da convenção. O que falta para desatar o nó, se irá desatar e quando (primeiro ou segundo turno), logo vem à tona.

Pra já
De todo jeito, a presença do presidente do diretório do PSB já foi suficiente para lideranças comemorem a aliança, como o vereador Reginaldo Almeida (PSC). Outros cobraram a entrada do partido "no aquecimento", como o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Thomaz Tommasi.

Pra já II
A fala de Tommasi foi uma referência ao discurso do próprio Reginaldo, ao citar o apoio do PSC a Max em 2016: "não vai ser no segundo tempo, vai chegar agora, no aquecimento". A outra vereadora do partido, Dona Arlete, também compareceu ao evento.

O 'x' do vice
O presidente da Câmara Municipal, Ivan Carlini (DEM), exaltou o "casamento de gabinete" do partido com Max, segundo ele, "sem vaidade de indicar a vice". Ele defendeu o atual vice, Jorge Carreta (PP). "O DEM abriu mão para Carreta", afirmou. A aliança do partido também foi anunciada pelo presidente do diretório municipal, Reginaldo Loureiro.

O 'x' do vice II
O nome de Jorge Carreta foi citado algumas vezes na convenção, como repetição da atual chapa para a reeleição. Mas, não é novidade, composições cobram contrapartidas. O tal nó do PSB pode estar aí. Até porque, o partido de Casagrande tem outras propostas. Quem dá mais?

Noiva principal
Também correm atrás de Casagrande a dupla Dr. Hércules (MDB) e o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), que bateram o martelo do "cabeça de chapa" nesta quinta (17) -  será o ex-prefeito - e o estreante Rafael Primo, da Rede, que "casou" com o PSB em Vitória. O partido do governador tinha o deputado federal Ted Conti como cotado à prefeitura, mas o projeto ficou há para trás.

'Abandono'
Max Filho, aliás, disparou críticas às gestões passada do município, do ex-prefeito Rodney Miranda (Republicanos) e Neucimar, seus adversários nas eleições de 2016. Oito anos sem construir uma escola, repetiu várias vezes, para exaltar que sua gestão vai entregar quinze unidades. O partido de Rodney tem o deputado Hudson Leal na disputa à prefeitura.

De olho
O deputado estadual Sérgio Majeski, do PSB, acompanhou a convenção de Max de forma virtual. O nome dele foi anunciado ao microfone.

Fora, dentro
O PTB, que virou do avesso após determinações de Roberto Jefferson e saiu do arco de Max, se fez presente pelo ex-vereador Joel Rangel. O partido, assim como em Vitória, que teve que abandonar Fabrício Gandini (Cidadania), liberou apoios individuais.

'Time'
Completaram o time de vereadores na convenção do PSDB Rogério Cardoso (DEM), Chico Siqueira (PP) e Oswaldo Maturano (PSDB).

'Vibe'
Surfista nas horas vagas, como define em seus perfis nas redes sociais, o prefeito Max Filho, certa hora em seu discurso, soltou: "nessa vibe"...

Estrela da noite
O ex-governador Max Mauro, que apesar da idade e da pandemia do coronavírus fez questão de prestigiar o filho, foi ovacionado a todo tempo. Ganhou do prefeito.

PL-Avante
Nesta noite, mais um ponto se fechou em Vila Velha. O Coronel Wagner Borges, enfim, anunciou o partido que irá disputar. O PL, do ex-senador Magno Malta, com o empresário Marcel Carone, do Avante, na vice. O Avante, desde lá atrás, estava nas negociações. Já Magno chegou depois e "papou" a novidade no pleito.

Contra Bolsonaro
Com críticas ao presidente e exaltando os legados de Lula e Dilma, a chapa pura-sangue do PT em Vitória foi oficializada também nesta quarta, com o ex-prefeito João Coser e Jackeline Rocha na vice. Ele diz que entrou na disputa "por conta do chamado que tem ouvido das pessoas nas ruas". Coser aposta nas suas gestões municipais para convencer o eleitorado.

Ultrabolsonarista
Do outro lado, Capitão Assumção (Patri), que se intitula ultrabolsonarista, lançou seu palanque, que terá na vice o Capitão Hélio Martinelli Tristão, do PTB. São os "leões conservadores" de Roberto Jeferson, que querem "exterminar a esquerda e os comunistas".

Adversários
Na Serra, também confirmados, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e o vereador Fábio Duarte (Rede), o nome do prefeito Audifax Barcelos na disputa.

PENSAMENTO:
"Agravo vulgar à política é confundi-la com a astúcia". Baltasar Gracián y Morales

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

RONALDO CHAGAS em Sábado, 19 Setembro 2020 18:45

Desejo sucesso a candidatura de Max Filho...homem de valor. Honesto e transparente. ainda será nosso governador. Para Vila Velha continuar no desenvolvimento, parabéns por sua decisão em ser novamente candidato.
O único prefeito do ES, que semanalmente reúne seu povo, juntamente com o secretariado....isso é uma marca de gestão.

Desejo sucesso a candidatura de Max Filho...homem de valor. Honesto e transparente. ainda será nosso governador. Para Vila Velha continuar no desenvolvimento, parabéns por sua decisão em ser novamente candidato. O único prefeito do ES, que semanalmente reúne seu povo, juntamente com o secretariado....isso é uma marca de gestão.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/