Quinta, 25 Abril 2024

Blocos se organizam por melhorias no Carnaval do Centro de Vitória

Blocos se organizam por melhorias no Carnaval do Centro de Vitória

Depois do Carnaval de 2019, os blocos do Centro de Vitória começaram a se organizar e criaram o Blocão, um espaço de articulação da sociedade civil para contribuir com uma melhor organização do carnaval no bairro, que é o ponto de maior fluxo de pessoas durante as festividades.


O crescimento significativo que vem acontecendo, a cada ano, no Carnaval de Vitória gera por um lado euforia e, por outro, preocupação. “As pessoas estão ficando na cidade não apenas por falta alternativa ou oportunidade para sair. O Centro virou um destino certo para quem quer curtir”, diz Stael Magesck, do bloco Pela Donas do Centro, que integra o Blocão junto com outros 13.


A movimentação do conjunto de blocos busca especialmente cobrar do poder público para solucionar problemas que ocorreram no ano anterior, como a falta ou mau posicionamento dos banheiros químicos e o uso de caixas de som de alta potência após os blocos de forma não autorizada. Chamado para compor a comissão de organização do Carnaval de Vitória, o Blocão tem levado as demandas dos blocos do Centro para o poder público. 


Um dos pontos questionados pelo Blocão é a necessidade de mudança do decreto que rege o carnaval de rua, oriundo de 2017, que o grupo considera que não consegue atender as necessidades devido ao grande crescimento dos últimos três anos. “É preciso ampliar o olhar e atualizar o decreto”, diz Stael, que também é diretora de Cultura da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro). A preocupação central para os poderes públicos é a segurança pública e o efetivo das polícias para trabalhar nos dias de festa. Para Stael, o poder público precisa se adequar à nova realidade e aumentar essa atuação, tendo em conta que o Carnaval tem gerado renda, movimenta o turismo, comércio e outros setores econômicos", completa.


O acordo que chegou-se é que os blocos de maior porte, como Regional da Nair, Bekoo das Pretas, BatuQdellas irão sair na Avenida Beira-Mar, já que a prefeitura transferiu para lá os desfiles da Avenida Jerônimo Monteiro. Assim busca-se evitar o transtorno que possam causar por conta dos trios elétricos circulando pelas ruas mais estreitas e habitadas. Já os blocos menores, irão ter circuitos próprios dentro dos bairros.


A articulação dos blocos é acompanhada também pela Amacentro, que também vem articulando junto a cada um deles uma campanha para divulgar questões importantes para as festas como a importância de preservar e não depredar o patrimônio histórico, da utilização dos banheiros químicos e de não urinar nas ruas, do respeito às mulheres e aos idosos, entre outros valores.


Entre as novidades que desfilam neste ano no Centro de Vitória estarão os blocos Oficina, Simpatia, Bloco Bleque e Maluco Beleza, este em homenagem a Raul Seixas.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/