Terça, 30 Abril 2024

Casagrande anuncia medidas de auxílio às vítimas das enchentes em Alegre

visita-Casagrande_alegre_FotoHelioFilho-Secom Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande (PSB) visitou nesta quinta-feira (17) a cidade de Alegre, no sul do Estado, para saber a dimensão dos estragos causados pelas chuvas. Ele anunciou medidas a serem tomadas para auxiliar as vítimas das enchentes, além de destacar a solidariedade de municípios próximos, como Guaçuí e Jerônimo Monteiro, bem como da própria população de Alegre.

Hélio Filho/Secom

Casagrande informou que é estudada a possibilidade de disponibilizar o que ele chamou de "cartão reconstrução", para que as pessoas afetadas pelas enchentes possam adquirir eletrodomésticos e outros bens os quais perderam, mas não deu mais detalhes sobre a iniciativa. Também já foi solicitado ajuda ao Governo Federal, e, ainda, a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Outra medida anunciada é o parcelamento e não cobrança de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para quem teve seus estoques atingidos. Renato Casagrande informou que já foram disponibilizados equipamentos para desobstruir estradas e limpar as ruas, bem como alimentos, colchões, materiais de limpeza e outros utensílios de caráter emergencial.

Juntamente com o Ministério Público Estadual (MPES), a Defesa Civil Estadual e a Municipal fazem a identificação das áreas de risco em Alegre. O governador exaltou "diversos investimentos para evitar desastres naturais por meio de iniciativas como o Programa Estadual de Mudanças Climáticas". Essas ações, afirma, devem ser constantes, em virtude do fato de o município ser "acidentado, íngreme".

A enchente registrada nessa quarta-feira (16) fez com que as ruas de Alegre ficassem alagadas, inundando casas, comércios e escolas, que tiveram suas aulas suspensas nesta quinta-feira. Devidos às chuvas, um segmento do muro do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desabou e atingiu parte de uma residência, causando o falecimento do ex-secretário municipal de Agricultura, José Luiz Albani.

Por meio de nota, a Administração Central da Ufes e as direções dos Centros de Ensino de Ciências, Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), afirmaram que "lamentam profundamente o ocorrido e manifestam sua solidariedade à família, colocando-se à disposição para contribuir no que for necessário". Afirmaram ainda que "a Superintendência de Infraestrutura da Ufes foi designada pela reitoria para levantar e registrar todas as informações técnicas que geraram a queda do muro e tomar as providências para minimizar os prejuízos materiais".

Norte

As chuvas também atingiram o município de Nova Venécia, no norte do Estado. As áreas mais afetadas da cidade foram os bairros de Guararema e Cedrolândia.

Segundo informações da gestão de André Fagundes (PDT), têm sido realizadas desobstrução de vias e reconstrução de acessos para que possam chegar as ajudas necessárias e as equipes de secretarias como as de Agricultura, Assistência Social, Educação e Defesa Civil realizam atendimentos às famílias.  

Também em Nova Venécia, um homem morreu ao ser arrastado pela enchente quando tentava tirar seu carro do alagamento.

Chuvas deixam quase mil desalojados em Bom Jesus do Norte

Em todo o Estado, a Defesa Civil Estadual contabiliza mais de 1,6 mil pessoas desalojadas e desabrigadas
https://www.seculodiario.com.br/cidades/chuvas-deixam-quase-mil-desalojados-em-bom-jesus-do-norte

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/