Quinta, 16 Mai 2024

Eleições, queda de secretário e poluição esquentam debates

A cada atualização do quadro das Estrelinhas ou novo capítulo do escândalo envolvendo os contratos entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) – que respingou em todo o sistema penitenciário –, os leitores de Século Diário promovem amplos debates nos comentários que contribuem apara o enriquecimento do noticiário. 

 
Na segunda-feira (17) o quadro das Estrelinhas foi atualizado mais uma vez e, a três semanas das eleições naquele dia, a corrida às prefeituras parecia se definir. Nos comentários, leitores, principalmente de municípios do interior do Estado, se manifestaram em favor de seus respectivos candidatos. 
 
 
Ainda na noite de segunda-feira, com exclusividade, o Século Diário antecipou a queda de Ângelo Roncalli da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Desde o início das investigações da Operação Pixote, que já levaram 13 pessoas para a prisão, entre elas a diretora-presidente do Iases, Silvana Gallina, Roncalli passou a ser associado ao esquema montado na autarquia vinculada à Sejus. 
 
Nos comentários, os leitores apontaram que a troca de Roncalli por André Garcia, da Secretaria de Estado de Ações Estratégicas, era como trocar “seis por meia dúzia”, e questionaram, também, porque esses cargos estratégicos eram assumidos por pessoas de fora do Estado. 
 
 
Na esteira da saída de Roncalli da Sejus, na terça-feira (18) Século Diário mostrou que o governador Renato Casagrande começara a pagar, com juros e correção, as contas deixadas pelo governo anterior, chefiado por Paulo Hartung (PMDB), e como queda do secretário de Justiça arranha diretamente a imagem do governador.
 
Os leitores cobraram a independência do atual governador em relação à administração anterior, já que os escândalos afetam diretamente a atual gestão. 
 




 
Os frequentadores da Praia de Camburi, em Vitória, rebateram a informação divulgada pelo jornal A Gazeta do último domingo (16)  em que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) afirma que o minério na areia da praia vem da natureza. Segundo eles, além da jazida com 150 mil metros cúbicos de minério depositada no fundo do mar, é visível o escape de material particulado na Ponta de Tubarão.
 
Os leitores, moradores e frequentadores daquela praia também se manifestaram nos comentários contestando o estudo, afirmando que a saúde e a qualidade de vida da população estariam em risco. 
 




 
A prévia da entrevista com o candidato à reeleição no município da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), http://www.seculodiario.com/exibir.php?id=970&secao=8, publicada na sexta-feira (21), movimentou o debate entre os leitores, partidários dele e do candidato Audifax Barcelos (PSB).  Os dois partilham do mesmo projeto político e, para o pedetista, o eleitor que quer mudança não a encontrará no candidato do PSB.
 
 
   

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/