Segunda, 29 Abril 2024

Botou frente

 

Estamos diante do melhor cenário do governo Renato Casagrande: às portas de entrar na segunda metade do seu mandato, com o bom resultado dos royalties juntando-se aos conquistados nas eleições municipais. Só que no pleito ele foi safo, ardiloso, usou sempre a mão de gato, enquanto que nos  royalties botou a cara na reta:  correu atrás do prejuízo, pressionou, ameaçou com Justiça, colocou gás na bancada capixaba no Congresso Nacional. Botou até a população na rua para impedir a perda dos recursos. Mas a parada aí era realmente indigesta: todos os estados contra o Espírito Santo e Rio de Janeiro. 
 
O futuro
Se a parada dos royalties ganha, a próxima eleição também ganha. Um momento de luz, como diriam os hipongas. Mas como preservar o cenário para a disputa à reeleição? Os companheiros de Casagrande já andaram até celebrando, botando o carro na frente dos bois. 
 
Muita água
Devagar com o andor que o santo é de barro. Ou seja, ganhar governo exige a soma de uma série de fatores. E está muito cedo para correr atrás. Pois, pelo caminho, há obstáculos e armadilhas. Inegável que Casagrande está ganhando o jogo. Mas ainda faltam os 45 minutos finais e decisivos. Que a cigana não o engane, como ocorreu com outros afoitos.      
 
Estrago 
Assim como ocorreu com Século Diário, hackers destruíram o site da deputada federal Iriny Lopes (PT). É crime. 
 
Mesmo tom
A ex-deputada Brice Bragato (Psol), que fez carreira fazendo oposição, esteve toda envolvida na eleição da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). Como sempre, também do lado da oposição.
 
Esquecimento
A imprensa nacional, ao relacionar nomes de deputados federais cassados pela ditadura para devolver simbolicamente os seus mandatos, deixou de incluir o capixaba Ramon de Oliveira Neves, que foi um dos maiores destaques da Câmara dos Deputados. Era inclusive líder do bloco nacionalista. Foi cassado na primeira leva. 
 
Glória  
Infelizmente,  faltará homenagear o deputado federal Mário Gurgel, já que é destinada aos que ainda estão vivos,  mas nada impede em   relembrá-lo. Gurgel foi um dos maiores combatentes da ditadura militar. 
 
Fotografia
Um dos “monstros” sagrados da fotografia brasileira, o documentarista João Roberto Ripper, estará na próxima segunda feira (3), às 9 horas, no cine Metrópolis, na Universidade Federal do Estado (Ufes), para uma palestra. Vale à pena.
 
Fotografia II
Um dos mestres da fotografia capixaba, Humberto Capai, colocou nas livrarias Muqui-Terra dos Reis. Um livro que vale pelo conjunto de belas fotos, sobretudo, pelo autor tê-las impregnado com a emoção de um filho de Muqui, por sinal, um dos mais ilustres.   
 
Meio ambiente 
O vereador de Vitória, Serjão Magalhães (PSB), comanda, na próxima terça-feira (4), às 14 horas, na Câmara, mais uma reunião para discutir a poluição do ar em Vitória. Vale o registro porque a classe política na Capital corre do assunto como o sapo da jararaca.
 
PENSAMENTO:
"Toda a política do governo é cercar-se de garantias para se manter no poder". Adão Myszak

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/