Domingo, 05 Mai 2024

???Climão???

 

(Atualizado às 17h45) No mínimo constrangedor o que ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região na tarde desta quarta-feira (20), quando filiados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico do Estado (Sindimetal) aguardavam o julgamento de uma ação rescisória contra a ArcelorMittal Tubarão. O processo, antigo, determinava à empresa o pagamento do reajuste relativo ao plano Bresser. Mas a Arcelor, na época Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), deu um “jeitinho”, não pagou, e ainda conseguiu o arquivamento da ação. Os seis mil trabalhadores engasgados com a empresa correram atrás de reaver os valores devidos, calculados em R$ 170 milhões. Mas foram surpreendidos com uma situação pra lá de questionável, dois dias antes da esperada definição. O presidente do TRT-ES, Marcello Maciel Mancilha – na foto à esquerda, ao lado de Benjamin Baptista Filho, desembargadora aposentada Maria Francisca dos Santos Lacerda, e o presidente da Amatra 17 Adib Pereira Netto Salim - esteve na Arcelor, nessa segunda-feira (18), para entregar placa de homenagem em agradecimento pelo apoio da empresa ao programa Trabalho, Justiça e Cidadania. Resultado: ânimos exaltados - com razão - e muita expectativa sobre os respingos desta parceria na postura do TRT-ES. E qual foi o resultado? O Sindimetal perdeu. Isento o TRT-ES? 
 
Afagos mútuos
Sem entrar em méritos, a “dobradinha” entre o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), e os servidores da Casa continua a render para os dois lados. A questão é política, sem tirar nem pôr. 
 
Afagos mútuos II
Essa “parceria” começou com a luta pela reposição dos 11,98%, mas ganhou força mesmo quando Ferraço entrou em atrito com o governador Renato Casagrande, assumindo de vez a bandeira populista. O deputado passou a utilizar a polêmica para gerar mal-estar ao governo, e logo depois apareceu com a proposta de abono no valor de R$ 2 mil aos servidores no final do ano passado, com o mesmo objetivo. Foi recompensado por isso. 
 
Afagos mútuos III
Em meio ao turbilhão gerado pela Operação Derrama, com alvo voltado também para Ferraço, quem estava lá para socorrê-lo no processo de reeleição à presidência da Casa? O sindicato dos servidores, com direito a protesto e divergência com demais movimentos que queriam a cabeça de Ferraço. O demista não poderia negar a “paga” ao apoio que recebeu em um momento tão difícil. Quer levar mais uma, agora, a do vale alimentação. 
 
Só para constar...
Os servidores da Assembleia ganharão vale-refeição mensal mais alto do que o da Câmara dos Deputados e Senado. 
 
Bobinho...
Aliás, quem já percebeu que a estratégia de Ferraço vale à pena é o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT). Ele queria inclusive oferecer mais do que o presidente da Assembleia aos servidores, durante a discussão do projeto de resolução que propõe o aumento do benefício. Doido pra sentar na janelinha. 
 
Gaveta
Até parece que a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia tem pressa em atender ao pleito da SOS Ambiental de convocar a secretaria de Estado de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, para prestar explicações sobre a omissão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em relação às poluidoras. Tem que ficar na cola. 
 
Escasso
A crise gerada no PDT com a possibilidade de o ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal sair da presidência do partido no Estado é mais um indicativo de como a política capixaba não produz novas lideranças. Problema é geral. 

 
Lixo, ratos e urubus
Mais uma para ilustrar a quantas andam os serviços de limpeza pública prestados pela Ubservice/Estrutural em São Mateus. Olhe como ficou o balneário de Guriri (foto ao lado) após o carnaval. O contrato em vigor vale milhões, nunca é demais lembrar. 
 
140 toques
“Para os (poucos) que insistem em criticar o maior rigor da Lei Seca: pesquisa mostra que uma em cada cinco vítimas do trânsito ingeriu bebida alcoólica”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Em política, o importante não é ter razão, mas que dêem a alguém”. Konrad Adenauer

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/