Segunda, 29 Abril 2024

Começa a campanha

A eleição para o governo do Estado acontece apenas em outubro de 2014, mas a antecipação do debate eleitoral acabou acelerando o início da disputa pelo governo do Estado. O cabo de guerra entre o governador Renato Casagrande (PSB) e o senador Magno Malta (PR) está posto pela imprensa e a classe política parece atordoada com a possibilidade de haver uma disputa de verdade entre as duas lideranças.



Durante os dois mandatos do ex-governador Paulo Hartung e na primeira eleição de Renato Casagrande, o processo de controle da classe política criou disputas eleitorais decididas antecipadamente. No Palácio Anchieta, era decidido o posicionamento das peças no tabuleiro eleitoral e o sistema de unanimidade política minimizava a disputa, beneficiando as lideranças palacianas.



Mas ao que parece a disputa do próximo ano será diferente. Malta vem costurando em Brasília a base de um palanque alternativo ao do palanque de reeleição do governador Renato Casagrande. E um movimento para esvaziar a candidatura do senador entrou em campo com força para tentar manter o sistema de unanimidade política.



Como o senador tem o discurso que agrada a uma boa fatia do conservador eleitorado capixaba, sua candidatura se torna um sério risco à reeleição de Casagrande. Até porque o governo não conseguiu nestes três primeiros anos dar as respostas à população prometidas em campanha.



Com a violência fora de controle e problemas estruturantes a resolver, Casagrande não tem uma grande vitrine política a apresentar. Magno tem o discurso e a proximidade com o governo federal. Posição que vem tentando dar visibilidade para dentro do Estado, como aconteceu com a reunião com o ministro César Borges (Transportes) para a qual levou o prefeito e os vereadores de Pedro Canário.



Também reivindica a paternidade da decisão sobre a liberação da privatização da BR-101, por conta do controle que o PR tem no DNIT. Casagrande, por seu turno, tem a pressão da classe política e a pressão que o ex-governador Paulo Hartung faz sobre seus aliados contra Magno.



Magno parece estar disposto a disputar a eleição e faz o tipo que não se intimida com pressão política. Se ele entrar mesmo na eleição, vai dar trabalho e Casagrande sabe disso. Como fará para evitar o embate com Magno é que são elas.



Fragmento:



1 – A campanha pela redução da maioridade penal está forte no Estado. Mas discutir a realidade social desses jovens, isso nem pensar. A culpa é do caráter, como explica os “especialistas” em segurança.



2 – Agora os deputados estaduais querem ensinar os pais a criar seus filhos. Assim como a maioria dos projetos que apresentam. Esse também tem vício de iniciativa.



3 – Ex-funcionário da Petrobras, o deputado Paulo Roberto (PMDB) foi à tribuna da Assembleia nesta terça-feira (16) para comentar o projeto de taxação da atividade do petróleo no Estado.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/