
Jogada
Ao se declarar candidato ao Senado, fora do calendário do PT, mas em consonância com o encontro de Hartung e Lula, o ex-prefeito fornece a garantia que PH necessita para passar ao PT Nacional a possibilidade da vitória de Dilma no Estado.
Jogada II
Mas está na cara que a candidatura de Coser ao Senado é extremamente móvel. Só será dele se não couber o ex-governador. No fundo, no fundo, por suas atuais possibilidades eleitorais, Coser é mesmo candidato a vice-governador. É onde cabe realmente o seu atual capital político.
Contramão
Pois ela falseia o próprio manifesto da maioria das lideranças do PT em querer permanecer na companhia do governador Renato Casagrande. Coser enxertou no partido um número de novos filiados, capaz de garantir-lhe o controle.
Contramão II
Grande parte dessas filiações, inclusive, foi feita à revelia dos critérios ideológicos que sempre nortearam os ingressos no PT. Pertinente, portanto, a disposição da senadora Ana Rita, do histórico Perly Cipriano e da ala jovem do partido em querer reverter a situação de poder criada por Coser. De imediato, impedindo a antecipação do calendário de escolha do candidato ao Senado para novembro.
Inversão
Quando Coser entra na jogada para cacifar PH a continuar dando as cartas na política capixaba, não haverá outra saída para Casagrande, a não ser advogar pela volta da unanimidade, que resultou na sua eleição e nos dois mandatos do governo passado. Na pretendida fórmula inicial, ele para o governo e PH para o Senado.
Papel
Nunca é demais recordar que Coser foi um dos sustentáculos do poderio de Hartung na política do Estado. Nos dois mandatos de governo de PH, segurou o PT dentro de casa, o que significou tirá-lo da rua, onde sempre esteve, com suas lideranças dos movimentos sindical e social.
Condição
Mas para que a eleição venha a ser como planeja o ex-governador, é necessário que não haja a candidatura ao governo do senador Magno Malta (PR). Bagunçará todos os planos. Nessa sexta-feira (18), Magno deixou bem claro a Século Diário que caminha célere nessa direção.
Imagem
Para o senador, Hartung não passa de um leão de academia, aquele que ganha uma luta e explora a vitória para se manter no topo. Mas é incapaz de aguentar mais do que o primeiro round de um bom adversário.
PENSAMENTO:
“A política institucional continua uma arena onde só matreiros vingam”. Mário Sérgio Conti