Se aparecer imagem no seu celular mostrando meu apoio a Donald Trump, não acredite!
Surfei todos os canais a cabo e não achei uma boa comédia romântica para encerrar o dia – sem tiroteio ou violência de qualquer espécie. Já vi todas ou são todas iguais? Tento a TV dos comerciais: entre anúncios do Sabão Crá-Crá e carros sem rodas, o noticiário só fala em guerras e políticos repetindo a mesma fórmula: A oposição não me deixa trabalhar!
*
O mundo está em crise ou estou sofrendo uma síndrome de déjà-vu: uma expressão francesa que significa Já vi. Você provavelmente já sentiu essa estranha impressão de já ter estado naquele lugar ou já ter visto aquela cena – Quando? Onde? Não é uma sensação agradável: mas às vezes ela confunde e estressa.
*
Provavelmente estou exagerando, mas talvez não seja uma impressão – Já estivemos naquele local em outra vida, ou em um universo paralelo. Nada sabemos sobre o que existe ou não existe além da nossa labuta cotidiana. Se o universo infinito e insondável tem apenas um planeta habitável, por que nos esforçamos tanto em acabar com ele?
*
Sócrates, o filósofo grego considerado o homem mais inteligente do universo, teria dito após tomar seu cálice de cicuta: “Ninguém sabe o que é a morte, nem se porventura será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males”. Obviamente não mediram a inteligência das mulheres de Atenas – Serenas!
*
Para mais complicar o que já está embaralhado, temos agora a Inteligência Artificial, por escassez de inteligências naturais. O amigo avisa ao amigo que a esposa dele estava em um motel com o vizinho… O traído vai tirar satisfações e a vítima jura que passou a tarde inteira na cabelereira. E pode provar: Pergunta pra Jacinta, que pintou meu cabelo e é de inteira confiança.
*
Consultada, Jacinta jura pela alma da mãe, e o marido fica confuso, mas o Clarindo viu você… Ah, querido, é essa tal IA, uma destruidora de lares! O marido pede mil desculpas e vai se explicar com o amigo: Clarindo, tudo tramado nessa tal IA, não se pode acreditar em mais nada! O amigo gargalha: IA coisa nenhuma, vi com meus próprios olhos! Moral da história, uma amizade a menos e um lar a salvo, graças à IA.
*
Quanto ao Sócrates, que morreu em paz, suas últimas palavras na verdade foram para o amigo Clinto, que chorava ao seu lado: “Devo um galo ao Príamo, por favor, pague minha dívida.” A história não registra se Príamo pagou ou não o tal galo. Atenção: Se aparecer alguma imagem no seu celular mostrando meu apoio a Donald Trump não acredite: Voto na Kamala!