terça-feira, março 18, 2025
25.9 C
Vitória
terça-feira, março 18, 2025
terça-feira, março 18, 2025

Leia Também:

Legítima defesa

 

A coluna nem morre de simpatia pelo deputado estadual Sandro Locutor, mas o PV no Estado não está com essa bola toda para abrir mão de uma cadeira na Assembleia Legislativa assim, sem mais nem menos. Principalmente, quando o expulso é um político em ascensão e tem uma reeleição praticamente assegurada em 2014. A maneira radical como Locutor foi convidado a se retirar do PV, detalhe: por carta, sugere outras razões além das apresentadas pela Executiva Estadual, de que ele estaria interessado em migrar para outra sigla, tendo como base informações publicadas em jornais neste período de instabilidade que precede anos eleitorais. O que parece é que Locutor passou a incomodar o grupo consolidado no partido ligado ao ex-secretário de Estado de Meio Ambiente Almir Bressan, que depois de muitos escorregões atua só nos bastidores. O interessante é que os representantes de Bressan não têm condições de disputar eleição, mas zelam pelo domínio do PV. Tirar Locutor, portanto, é um jogo de legítima defesa. O deputado cresceu, teve importante participação nas disputas municipais em Cariacica, Viana e Ibatiba, e ainda é bem situado no governo Casagrande. Vai que ele toma conta do partido, né? Melhor não pagar pra ver. 
 
Legítima defesa II
A própria presidente do PV, Cidinéia Fontana, é um exemplo desses nomes que não têm condições de ir para o páreo. Ela está no cargo exatamente para representar os interesses de Bressan. São da mesma escola e rezam a mesma cartilha. 
 
Ameaça
Aliás, depois dessa, a deputada estadual Janete de Sá (MD) ganhou mais um motivo para se preocupar, além do problema chamado Glauber Coelho (PR). Tudo indica que Locutor vai para a MD, e ai o bonde pode lotar. 
 
Tem mais
Agora mesmo que o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga, que saiu do PR, vai pensar duas vezes em entrar no PV. A atitude da Executiva Nacional vai afastar interessados.
 
Cadê?
Por falar em PR, depois das declarações do presidente nacional, Alfredo Nascimento, acho que acabou a crise no partido. Os insatisfeitos que se virem para arranjar outro abrigo.
 
Nova fase
O presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), que até outro dia só aparecia cabisbaixo, colocou mesmo as asas de fora. Depois de empregar a mulher Norma Ayub no governo do Estado, quer acomodar o ex-prefeito de Guarapari Edson Magalhães (sem partido) em seu gabinete, mais um investigado. Como diria o frasista político Vicente Silveira: é o chamado político macaqueiro: dá-lhe à mão, que ele sobe para o topo da árvore.
 
Nova fase II
A propósito, alguns deputados estaduais acham que mesmo com as relações restabelecidas com Casagrande, Theodorico continuará sendo motivo de insatisfação na Casa. Dizem que ele foi muito bem como presidente quando interino, depois de eleito no cargo, desagrada a todos. 
 
Constatação
As multas aplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aos gestores públicos são um convite à improbidade. Não chega nem perto de doer no bolso. 
 
Merece
O tricampeão mundial de kickboxing, Laécio Nunes, será homenageado no México, onde também ministrará seminário técnico para mais de 200 pessoas. Ele viaja nesta terça-feira (14), acompanhado dos atletas Douglas Pereira e Amilcar Sabino da Fonseca, que irão disputar títulos internacionais no Fists on Fire 4, maior evento de lutas de lá. A coluna deseja sorte à equipe. 
 
140 toques
“Coser se lançou candidato a vice. Se apequenou e levou o PT junto. No encontro da AS a base pediu candidatura a governo, mas João amarelou”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A política não se faz com discursos, festas populares e canções; ela faz-se apenas com sangue e ferro”. Otto Bismarck

Mais Lidas