O desenlace entre o deputado federal Marcus Vicente (PP) e o jornalista Willian Abreu, registrada por A Gazeta desta quinta-feira (19), acontece em um momento politicamente interessante do parlamentar. Vicente amargou duas derrotas retumbantes nas eleições de 2016, justamente em suas bases eleitorais: Ibiraçu, sua terra natal, com a esposa Naciene (PP), e Aracruz, com o deputado estadual Erick Musso (PMDB). Para remediar um fiasco que, obviamente, pode comprometer sua reeleição daqui a dois anos, mudou toda a assessoria, incluindo o jornalista que lhe projetou inúmeras campanhas, para ampliar seu campo de ação eleitoral. Por outro lado, eis a contradição, Vicente cresceu em Brasília. Tornou-se um importante quadro do PP nacional, partido com força na Câmara dos Deputados e espaço no Governo Federal, ao ponto de indicar o presidente da Caixa Econômica Federal, que hoje é Gilberto Occhi. Esse quadro inusual, insólito e incomum lança a dúvida: será que essa força lá fora será suficiente para reerguê-lo aqui dentro?
Patrocínio
Para reforçar esse fortalecimento de Marcus Vicente, basta lembrar que a Caixa Econômica Federal banco patrocinar o Campeonato Capixaba, competição organizada pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), entidade que catapultou politicamente o hoje deputado federal.
Moinhos de vento
Enquanto Paulo Hartung (PMDB) colhe matérias elogiosas país afora pelas condições prisionais capixabas – na terça (17), o secretário de Segurança André Garcia foi ao programa Entre Aspas, da GloboNews – o ex-governador Renato Casagrande (PSB) segue sua luta na internet para reivindicar os resultados. O que conseguiu foi um artigo de sua autoria publicado nesta quinta (19) no Congresso em Foco e, antes, um post elogioso do pesquisador do Ipea e especialista em segurança pública, Daniel Cerqueira.
Diferenças
Enquanto o prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) enfrenta críticas e mais críticas pela redução das ações de Saúde no município – evidenciadas no que já se apelidou de “Pacote de Maldades”, aprovado sexta (13) na Câmara – seu adversário, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) celebra nas redes sociais que destinou R$ 2.569.769 milhões em emendas para a saúde básica do Espírito Santo.
Lar, doce lar
O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR) arrumou treta no prédio em que mora, em Vila Velha, e se saiu bem. Em 2001, instalou portas de vidros na área comum do andar de seu apartamento para evitar furtos, mas o condomínio impetrou ação pela retirada da estrutura, alegando risco à segurança dos moradores. O deputado entrou com recurso e ganhou. Argumentou que tem parecer do Corpo de Bombeiros garantindo ausência de riscos.
Ele voltou
Reginaldo Almeida (PSC) e suas idéias geniais retornaram com todo esplendor. O homem que um dia quis, como deputado estadual, proibir o RPG em todo o estado agora, como vereador em Vila Velha, apresentou projeto que proíbe de veiculação de peças publicitárias que exponham mensagens nocivas aos bons costumes. Que preguiça.
Francamente…
O presidente da OAB-ES, Homero Mafra, está pedindo diálogo aos agentes penitenciários, que, em assembléia terça-feira (17), aprovaram interrupção total de recebimento de internos e visitas íntimas. Mas Homero Mafra está pedindo diálogo dos agentes com quem? Se for com o Governo do Estado, foi tentado durante todo o ano de 2016. Sem sucesso.
É de ouro?
O Diário Oficial desta quinta-feira (19) registra um contrato celebrado entre o Ministério Público Estadual (MPES) e a empresa Ventura Informática para aquisição de fones de ouvido e respectivas almofadas auriculares. Atenção para o valor: R$ 8.360 mil.
Sem pressa
Em decisão monocrática, o conselheiro do TCE Sebastião Carlos Ranna de Macedo concedeu mais cinco dias úteis para o secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, encaminhar documentos ao tribunal para prestar informações sobre uma representação do Sindipúblicos contra o secretário. A representação noticia indícios de irregularidades na instalação da unidade do projeto Escola Viva no bairro São Pedro, em Vitória.
Saudades
Já faz um tempo que a página eletrônica da Câmara Municipal de Vitória (CMV) está fora do ar.
Pensamento
“Seja virtuoso e você será um excêntrico”. Mark Twain