Terça, 07 Mai 2024

Nós merecemos!

 

Oito de março é o dia Internacional da Mulher. Minha homenagem não tem parabéns pra vocês, amigas; não mando flores nem frases bonitas.  Muito pelo contrário, esse é o dia de refazer as forças e continuar a luta! Em pleno século 21, as estatísticas continuam cruéis:  Uma em cada três mulheres, no mundo todo, sofre algum tipo de abuso ou violência, na maioria das vezes por pessoas que elas conhecem, seja o marido ou algum outro membro da família.
 
 
Para as comemorações de 2013, o tema das Naçoes Unidas é “Promessa é promessa: Tempo de agir para pôr fim na violência contra as mulheres”. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha chama atenção para a situação das mulheres encarceradas: no mundo todo, mulheres e crianças vivendo atrás das grades sofrem com a falta de proteção e privacidade, sem acesso a serviços básicos, inclusive atendimento medico.
 
 
Mas nem tudo são lágrimas, e vamos em frente, lembrando algumas mulheres famosas e o que elas disseram sobre… nós, claro. Virginia Wolf: “Na maioria das vezes, Anônimo era uma mulher”. Jane Austen, em ‘Orgulho e Preconceito’: A imaginação de uma mulher é muito rápida; ela vai de admiração para amor, e de amor para casamento muito depressa”.
 
 
Laurel Thatcher Ulrich: “Mulheres bem comportadas rarametne fazem história” (no livro com esse título). Mae West,  “Não tem boas garotas que erram – apenas garotas más que foram pegas”. Charlotte Brontê, em ‘Jane Eyre’: “Sempre vou preferir ser feliz do que honrada”.  Nora Ephron: “Acima de tudo, seja a heroína da sua vida, não a vítima”. Bette Davis: Quando um homem emite uma opinião, ele é um homem. Quando uma mulher emite uma opinião, ela é uma bruxa”.
 
 
Madonna:  “Sou durona, ambiciosa, e sei exatamente o que quero. Se isso faz de mim uma bruxa, tudo bem” .  Margaret Thatcher: “Na política, se quiser alguma coisa dita, peça  a um homem.  Se quiser alguma coisa feita, peça  a uma mulher”. Chamada  ‘a dama de ferro’, Thatchert não foi melhor nem pior que os homens que chegaram à posição que ela chegou.   Cher: “O problema com as mulheres é que elas se entusiasmam por nada – e aí casam com ele”.
 
 
Roseanne Barr: “Uma coisa que as mulheres ainda precisam aprender é que ninguém vai lhe dar poder. Você tem que lutar por isso”.  Lilith Saintcrow, “É melhor ser forte do que bonita e inútil”. E para não dizer que estou discriminando os homens, vai aí um dos meus favoritos,  John Lennon: “Como sempre, tem uma grande mulher atrás de todo idiota”.
 
 
Anne Hathaway, que ganhou o Oscar de atriz coadjuvante no papel da prostituta Fantine, em ‘Os miseráveis’, desejou que no futuro  a tristeza e os problemas de Fantine fiquem apenas na ficção. E que casos como o de Eliza Samudio e da menina Isabella Nardoni nunca mais se repitam!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/