Terça, 30 Abril 2024

Vitória por W.O.

A frase do senador Aécio Neves (PSDB-ES) de que a presidente Dilma Rousseff que vencer a eleição por W.O., ou seja, retirando do páreo todos os candidatos que ameaçam sua reeleição à presidência pode muito bem ser regionalizada para o cenário do Espírito Santo.



Há uma década, as eleições no Estado são decididas dessa forma e o governador Renato Casagrande (PSB) agora tenta impor o W. O. para sua disputa à reeleição ao governo do Estado. É o que tentam seus emissários fazer com o palanque que o senador Magno Malta (PR) vem montando para o próximo ano.



Enfrentar Magno Malta será uma tarefa difícil, não impossível. Caso o governador enfrente o discurso conservador do senador encontrará um caminho de embate que poderá ser trilhado. O problema é que a classe política no Estado não quer passar a imagem de conservadora, mas também não quer enfrentar esse discurso, porque o eleitorado capixaba "compra" fácil o discurso conservador.



Neste sentido, Malta teria como enfrentar o palanque de Casagrande, atacando as lacunas expostas no primeiro mandato do socialista, como a segurança. O senador também pode apostar em seu trânsito em Brasília, que reconhecidamente nos meios políticos, o governador Renato Casagrande e o seu antecessor e provável candidato ao senado, Paulo Hartung, não têm.



Para manter o sistema de unanimidade, o governador quer retirar do páreo a candidatura do senador e disputar sem palanque de oposição em 2014. Mas é preciso tomar cuidado. Nacionalmente PT e PMDB estão cada vez mais unidos, o que não acontece com o PSB de Casagrande em relação ao governo federal.



 E Paulo Hartung está aí com seus balões de ensaio. Enquanto sorri para Casagrande espera o momento certo para ocupar o melhor espaço.





Fragmentos:



1 – Para Gustavo de Biase, que está começando a consolidar seu capital político, insistir na Rede, ainda é um negócio viável. Já para Guerino Balestrassi, o caminho mais seguro parece ser mesmo o ninho tucano.



2 – Às vésperas da convenção estadual do PSDB, o clima volta a esquentar no ninho tucano entre o vereador Luiz Emanuel Zouain e o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas.



3 – Na disputa pela presidência da Associação de Moradores de Jardim da Penha (Amjap), o enfrentamento ao aliado do vereador Fabrício Gandini (PPS), Glauber Teixeira, pode favorecer a uma inusitada união de PT e PSDB no bairro.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/