Sexta, 03 Mai 2024

???Almas Silenciosas??? trata da morte de uma mulher e de uma cultura

???Almas Silenciosas??? trata da morte de uma mulher e de uma cultura
Miron acaba de perder sua jovem mulher. O funeral tem que ser realizado segundo a tradição merja, uma antiga tribo russa, cujos desdendentes, no filme, estão reunidos em Neya, distante 500 quilômetros de Moscou. Com o cadáver, os dois partem numa vigem de carro rumo à região do Rio Volga, justamente onde foi a lua de mel do casal. Eis a premissa do drama russo Almas Silenciosas.
 


Lançado em 2010, o filme foi apontado como uma das grandes realizações do cinema russo daquele ano. Chamou a atenção dos críticos no Festival de Veneza: entre os quatro prêmios com que foi laureado, Almas Silenciosas recebeu o Fipresci, atribuído pela crítica internacional. Também foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2010.
 
Almas Silenciosas tem a morte como um tema, mas, a partir dela, também entramos no mundo das pessoas comuns, como os dois amigos e a mulher falecida. Não à toa o título original em russo seja Ovsyanki, que é o nome de um passarinho muito comum na região, tão quanto para nós são os pardais. 
 
O apuro estético, Veneza premiou a fotografia do filme, a economia de palavras e o ritmo contemplativo caracterizam a narrativa de Almas Silenciosas. Há aqui o registro de uma cerimônia fúnebre; mas, mais além, há um registro do definhamento de uma cultura.
 
Serviço
Almas Silenciosas (Ovsyanki, Rússia, 2010, 75 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 1. 17h30.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/