Segunda, 29 Abril 2024

​Novo álbum de Sandrera está disponível nas plataformas digitais

Msico-Sandrera---Foto-Vagna-Ganen-1 Vagna Ganen

Está disponível nas plataformas digitais Quase Hippie, o novo álbum do cantor e compositor capixaba Sandrera. Paz, amor, sonhos, empatia, respeito aos semelhantes e às suas filosofias de vida, independentemente de crenças religiosas e orientações sexuais, são alguns dos temas interpretados pelo artista nas oito faixas, todas de sua autoria e que podem ser escutadas em plataformas digitais como o Spotify e YouTube.

Vagna Ganen

Entre os destaques está a participação do trovador mineiro Zé Geraldo, uma das principais influências de Sandrera, na faixa Lugar ao Som, que ganhou videoclipe dirigido por Philipe Grillo, disponível no canal do cantor no YouTube. Outro convidado é Maurício Baia, compositor baiano radicado no Rio de Janeiro, que que faz um dueto com o músico capixaba na canção Vende-se um Coração, Emplacado, Seminovo, Único Dono.

Shows

Vagna Ganen

Sandrera irá apresentar as canções de Quase Hippie no show "Poemas Engarrafados", em 18 de abril, no Auditório CEU das Artes, em Anchieta, sul do Estado, às 19h30. O artista fará outro show, no dia seguinte, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, às 20h. Ambas as apresentações serão abertas ao público. Suas principais influências em Quase Hippie, segundo Sandrera, são Bob Dylan, Joan Baez, Neil Young, Belchior, Raul Seixas e Zé Geraldo. O artista utiliza, em suas canções, violões, violinos, guitarra, steel guitar, órgão, piano e backing vocals, além da base de baixo e bateria.

Homenageada

Luara Monteiro

A atriz e poeta Suely Bispo será a homenageada capixaba na 31ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 20 a 25 de julho, no Sesc Glória. Ela receberá o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada, publicação biográfica, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos, que aborda sua trajetória profissional. À coluna, a artista afirmou estar surpresa. "Adorável surpresa esse reconhecimento do maior evento audiovisual do Estado, um festival importante. Uma alegria!".

Homenageada II 

Embora a escolha não tenha ligação com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, último dia do evento, Suely aponta ser bastante simbólico que a homenagem seja nesse período. "Importante chamar a atenção para a presença de mulheres atrizes negras nesse espaço do cinema brasileiro. Estamos aí desde as saudosas Ruth de Souza e Léa Garcia, pioneiras, passando por Zezé Motta e a capixaba Elisa Lucinda, entre outros nomes", afirma. A artista destaca que no Espírito Santo há muitas "mulheres potentes", como a Edileuza Penha de Souza, capixaba erradicada em Brasília, que tem se destacado no cinema negro nacional. 

Corpus em Vida

GTEC

Por falar em Suely Bispo, uma oportunidade de vê-la em cena será nos dias 24 e 25 de abril, às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Ela faz parte do elenco da peça Corpus em Vida, do Grupo de Teatro Experimental Capixaba (GTEC). O espetáculo combina teatro-instalação, candomblé, cinema-vídeo, dança e práticas performativas. Sua proposta é debater as complexidades da memória e dos traumas causados pela escravidão no Brasil. A entrada é gratuita.

Quarto de Despejo

Divulgação

Outra opção de peça teatral gratuita é Quarto de Despejo, que será apresentada na próxima quarta-feira (10), às 19h30, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro de Vitória. A peça traz a história de Carolina Maria de Jesus, autora do livro que dá nome à peça e no qual relata sua experiência de mãe solo na criação dos filhos na Favela do Canindé, em Minas Gerais, e a convivência com os demais moradores em um cotidiano marcado pela luta pela sobrevivência. Quem assina a adaptação do livro para a exibição cênica é o ator, diretor e produtor teatral, Euclides Franco, que reuniu o material em um monólogo, de aproximadamente 1h30, com sonoplastia para garantir uma experiência imersiva na obra.

Ônibus

Como todo ano há insuficiência de ônibus para o Carnaval de Congo de Roda d'água, em Cariacica, a coluna questionou a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) sobre a possibilidade de aumento da oferta de transporte coletivo para o dia do evento, nesta segunda-feira (8). A resposta obtida foi de que haverá 12 ônibus extras para a linha 753, que faz o trajeto até Roda d'água, operando no horário das 8h às 20h. Tomara que seja suficiente e não se repita a mesma dificuldade de todos os anos para pegar ônibus depois do carnaval.

Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras continua na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cariacica. Com três anos e meio de gestão, o prefeito Euclério Sampaio (MDB) nomeou o quarto secretário. O novo gestor é Denilson José de Oliveira, que se perguntarem para a classe artística do município, ninguém vai saber falar quem é, pois ninguém conhece. Ele ficou no lugar de Paulo Roberto de Oliveira, cuja saída da pasta já era esperada, pois é vereador licenciado e muito provavelmente irá tentar reeleição. Antes de Paulo, os secretários foram Nina Santos e Alvarito Mendes Filho.

Movimento Cidade

O Movimento Cidade abriu Edital de Obras Audiovisuais para selecionar filmes de todas as regiões do Brasil que serão exibidos dentro da programação da 6ª edição do Festival Movimento Cidade, nos dias 17 e 18 de agosto, na Grande Vitória. O município onde acontecerá o evento não foi divulgado. O Festival contemplará duas categorias: abrangência nacional e Mostra Cena Capixaba, composta exclusivamente por filmes capixabas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.

Dona Onete

Adriano Fagundes

O Festival Movimento Cidade também terá atrações musicais e uma delas é a cantora paraense Dona Onete, conhecida como a rainha do Carimbó, e também artista, compositora, poeta e sindicalista. É, ainda, uma prova de que muitos sonhos não envelhecem, pois foi depois que se aposentou como professora que iniciou sua carreira artística. Além disso, Aos 73 anos, no ano de 2012, lançou seu primeiro CD.

Até logo!

A coluna ficará um tempo ausente para usufruir de merecidas férias e volta daqui a um mês. 

Até logo!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/