Quinta, 02 Mai 2024

Análise: ???A Viagem???

Análise: ???A Viagem???

 

A interconectividade de pensamentos indo além de uma rede de informacional tece uma trama complexa, unindo tempo e espaço na busca por uma verdade universal. 
 
Desde sempre o ser humano busca auxílio em suas crenças e tradições para confrontar um sentido na vida. Em A Viagem, a religião se amplia e utilizando aspectos de várias, soma-se à política para criar um novo mundo, a partir de conceitos humanistas em prol de uma causa revolucionária.
 
 
Baseando-se em célebres pensadores, o filme propõe um debate sobre o progresso e as questões contemporâneas que cercam a sociedade (ecologia, democracia, hibridação cultural), e do mesmo modo revisa as diversas formas de conflito entre diferentes estereótipos sociais (negros, amarelos, brancos)
 
A superprodução está composta de seis histórias que estão interconectadas: 
 
Em 1849 um jovem (Jim Sturges) atravessa o oceano com a missão de entregar um contrato escravocrata.
 
Um crítico literário (Jim Broadbent) ganha fama repentina e necessita empréstimo para saldar suas dívidas em alguma parte da Inglaterra
 
Um pastor (Tom Hanks) deve guiar a embaixadora de outro planeta em suas terras a descobrir um mundo proibido.
 
Uma empregada de uma cadeia de fast-food (Doona Bae) foge de sua vida programada e deve encontrar seu verdadeiro destino na nova capital de uma Coréia futurista.
 
Um jovem músico (Ben Whishaw) mantém contato com seu grande amor (James D´Arcy) enquanto ajuda a um famoso compositor em sua busca pela obra-prima.
 
Uma jornalista (Halle Barry) investiga o que há por trás da criação de uma central nuclear. 
 
Desde o fantástico Matrix (1999), os irmãos Wachowski. De longe fazem o cinema mais interessante dos Estados Unidos. Dessa vez, se aliam a Tom Tykwer (Corra Lola Corra, 1998). Utilizando aspectos de uma cultura global, não se aferram a regionalismos nem a arquétipos reducionistas ou preconceituosos tão previsíveis nos EUA.
 
Com uma edição impactante e ágil, o filme sobrepõe as histórias numa estética própria de traillers a princípio. Somente após a primeira hora (sim o filme tem outras duas de duração) acostuma-se  a juntar as cenas a partir de um eixo temático mais amplo, perdendo a continuidade temporal de cada cena. 
 
Entretanto as histórias carecem de uma ligação mais profunda, causando um certo estranhamento ao forçar acontecimentos tão díspares na tentativa de fazer sentido a junção de todas tramas.
 
A trilha sonora cria um ambiente demasiado dramático. À parte a bela música que dá origem ao título e cria outro elo entre tantas histórias que contam com a participação de um elenco estelar dessa superprodução global.
 
Serviço
A Viagem (Cloud Atlas, Alemanha/EUA, 2012, 172 minutos, 16 anos) 
 
Cine Kinoplex - Shopping Praia da Costa: Sala 6. 20h30. 
Cinemark - Shopping Vitória: Sala 7. 14h30, 18h, 21h30.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/